PMI avança nos EUA e revela retomada forte da economia em maio

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

A leitura prévia do Índice dos Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) dos Estados Unidos de maio vieram bastante positivos nesta sexta-feira (21).

O PMI de serviços subiu a 70,1 pontos em maio, ante previsão de 64,5 e prévia de 64,7 em abril. O PMI industrial foi a 61,5 em maio, ante consenso de 60,5 (mesma leitura de abril). E o PMI composto, que une indústria e serviços, subiu 68,1. Em abril, era de 63,5.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Números acima de 50 pontos indicam retomada, ao passo que números abaixo indicam retração da atividade.

Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, afirma que a economia dos EUA viu uma aceleração “espetacular” de crescimento em maio, à medida em que a economia continuou a reabrir depois das restrições das fases mais críticas da Covid-19 e do sucesso da campanha de vacinação no país.

O setor de serviços, especialmente, foi beneficiado, batendo todos os recordes anteriores.

“Com as empresas otimistas sobre as perspectivas, atrasos de pedidos crescendo e demanda continuando a se recuperar tanto internamente quanto no mercado externo, o cenário está pronto para forte crescimento econômico persistir durante o verão”, afirma Williamson.

O resultado, no entanto, aumenta as preocupações quanto à inflação e ao possível aumento dos juros antes do previsto pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano, que projeta subida apenas em 2023.

Também desidrata as novas propostas do presidente Joe Biden quanto a pacotes de auxílio para retomada, já que o cenário já é bastante favorável.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo

PMI

Reprodução/IHS Markit