PMI industrial dos EUA sobe em maio, com reabertura da economia

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Índice dos Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos ficou em 62,1 pontos em maio, ante 60,5 de abril.

Comentando o resultado, Chris Williamson, economista-chefe de Negócios da IHS Markit, responsável pelo estudo, afirmou que a indústria está desfrutando de um “segundo trimestre excelente”, com o PMI atingindo uma nova alta recorde pelo segundo mês consecutivo.

Simule seus investimentos com um especialista e confira as melhores opções de acordo com seu perfil

“Os fluxos de novos pedidos estão aumentando a uma taxa insuperável em 14 anos de história de pesquisas, impulsionada pela demanda doméstica e pelas exportações recordes com as economias reabrindo pós-Covid-19 e graças às campanhas de vacinação”, ele diz.

Cases da Bolsa

Aprenda análise fundamentalista de ações na prática, com maiores cases já criados na B3

PMI

Reprodução/IHS Markit

Entretanto, os preços também vêm sentindo a demanda maior do que a oferta. Ele aponta os atrasos na cadeia de suprimentos como dificultador da retomada, assim como a dificuldade para contratação de mão-de-obra.

Outro dado divulgado nesta terça-feira (1) foi o PMI industrial do Institute for Supply Management (ISM). Ele ficou em 61,2 em maio, ante 60,7 de abril. O resultado veio acima da projeção do mercado de 60,5 pontos.

Nos PMIs, leituras acima de 50 indicam crescimento da atividade.

PMI dos demais países

Também foram divulgados hoje os PMIs de diversos países. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) industrial da zona do euro ficou em 63,1 pontos em maio, ante projeção e leitura prévia de 62,8.

No Reino Unido houve recuo: 65,6 pontos, ante projeção e leitura prévia de 66,1.

E na China, o PMI industrial foi de 52 pontos, quando a expectativa era por 51,9. Números acima de 50 pontos indicam aceleração da atividade. Ainda hoje saem os dados de Brasil e Estados Unidos.