O PMI, que na sigla em inglês significa Índice dos Gerentes de Compras, dos Estados Unidos (EUA), desacelerou na prévia de agosto ante o mês anterior. Isto ocorre tanto no indicador de serviços quanto no composto.
O PMI industrial foi de 61,2 pontos, ante 62,5 da leitura anterior. A projeção era por 62,5.
O indicador de serviços atingiu 55,2 pontos ante 59,9 pontos em julho. A projeção era de 59,5.
Já o indicador composto, que une indústria e serviços, chegou 55,4 pontos contra 59,9 pontos do mês anterior. A expectativa era por 58,3. Este registra uma desaceleração pelo terceiro mês seguido.
Vale lembrar que, para o PMI, leituras acima de 50 pontos indicam crescimento da atividade, ao passo que resultados abaixo indicam retração.
De acordo com IHS Markit, que divulgou a pesquisa, o ritmo desacelerou por conta de pressões de capacidade, escassez de materiais e a propagação da variante delta, da Covid-19.
Além disso, a pesquisa revela que o ritmo de expansão em atividade empresarial também foi a mais lenta observada em 2021. Isto ocorre à medida em que prestadores de serviços e fabricantes relataram restrições à capacidade de produção.
EUA: propagação da variante Delta enfraquece demanda
Chris Williamson, Economista-chefe de negócios da IHS, explicou que a propagação da variante Delta enfraqueceu a demanda. Isto ocorreu principalmente com relação ao consumidor de serviços.
Além disso, os atrasos na cadeia de abastecimento registraram recorde de alta. E o crescimento do emprego diminuiu para o menor patamar desde julho do ano passado, explicou.
O economista enfatizou ainda que as empresas não conseguiram preencher vagas em aberto com profissionais adequados. Além disso, houve uma realocação da mão de obra para outros postos de trabalho, conforme indica o PMI dos EUA.
Preços continuarão a subir
O economista-chefe explicou ainda que os preços devem continuar a subir nos EUA. Isto porque há uma pressão crescente sobre os custos decorrentes da escassez de matérias-primas.
Ele explicou também que no mês observado pela sondagem, a demanda foi maior do que a oferta de produtos, principalmente no setor manufatureiro, ainda que enfraquecida.
“Porém, se a demanda no país continuar a esfriar nos próximos meses, devido ao aumento do número de casos da covid, as pressões inflacionárias no mercado podem se aliviar”, completou ele.