PMI do Brasil recua, puxado por serviços; resultado é o pior em 13 anos

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O índice dos gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) composto Brasil caiu 13,3 pontos em março. O indicador foi de 50,9 pontos em fevereiro para 37,6 pontos em março, menor registro já feito desde o início da pesquisa, em março de 2007.

O recuo foi puxado principalmente pelo setor de serviços, que teve queda de 15,9 pontos – indo de 50,4 para 34,5 pontos.

O PMI industrial havia sido divulgado na quarta-feira (1), e apontou queda de 52,3 em fevereiro para 48,4 em março.

O relatório do PMI composto, que une serviços e indústria, foi divulgado nesta sexta-feira (3), pelo instituto de pesquisa IHS Markit.

“Os dados de março mostram que o fechamento de empresas, o cancelamento de pedidos e a diminuição da demanda por parte dos clientes em meio à emergência de saúde pública”, afirmou o diretor de economia da IHS Markit, Tim Moore.

“Uma queda acentuada na demanda por parte dos clientes e receios de um período prolongado das condições econômicas frágeis fez com que os provedores de serviços reduzissem o número de funcionários da maneira mais significativa desde outubro de 2016″, apontou no relatório.

Paralisações e fechamentos de fronteiras influenciam resultado

A pesquisa apontou um aumento considerável no número de pedidos cancelados e de paralisações de empresas. As vendas para exportação também caíram a um ritmo rápido. Isto decorre dos fechamentos de fronteiras internacionais, como medida de contenção ao vírus.

Foi registrada uma queda nos pedidos em atraso, que os entrevistados justificaram pela ausência de pressão sobre a capacidade de negócios. Também foi apontada uma redução no número de empregos devido às paralisações e à necessidade de redução de despesas operacionais. A taxa de corte de empregos foi a mais rápida registrada desde outubro de 2016.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A taxa de inflação de preço de insumos, aponta a pesquisa, foi a mais lenta desde novembro de 2019. Onde houve aumentos de custos, os entrevistados apontaram como causa a alta do dólar.

Os entrevistados da pesquisa citaram, de um modo geral, a necessidade de repassar os custos mais elevados aos clientes, embora algumas empresas tenham sugerido que foram oferecidos descontos de preços para ajudar a suavizar a queda da demanda.

Otimismo reduzido

O PMI composto aponta ainda um “declínio severo” no otimismo em relação aos negócios. As expectativas de negócios foram as mais fracas desde o início da pesquisa, há 13 anos. Foram frequentes os relatos de preocupação com o tempo em que a crise irá perdurar.