Plataformas de investimentos no Brasil oferecem 1,5 mil fundos

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com

Levantamento da XP Investimentos informa que as plataformas de investimentos no Brasil disponibilizam ao mercado 1,5 mil fundos.

“Esse volume se divide entre fundos de investimentos e produtos previdenciários”, informou a gestora, acrescentando que fez a pesquisa com dados da ferramenta Quantum Axis.

Somente a XP Investimentos coloca à disposição de seus clientes 500 fundos, dos quais mais de 400 estão abertos para captação.

Com tanta oferta, a tarefa de selecionar um se torna mais complexa para quem tem pouco conhecimento do segmento.

Pensando nisso, a XP selecionou sua carteira Top 50 com os principais fundos com gestão ativa entre cada uma das categorias de estratégia.

A gestora definiu, ainda, um tipo específico de estratégia, como crédito high grade ou renda variável long only.

O que eles buscam

Para se ter ideia, os analistas procuram empresas de qualidade, com fundamentos sólidos, pessoas competentes, diferencial competitivo em relação aos concorrentes do setor e altas taxas de retorno do capital investido.

“No mundo da seleção de fundos, buscamos fundos de gestoras que possuam estrutura empresarial robusta, profissionais de investimento competentes, vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mesma estratégia e histórico de retornos expressivos.”

Entretanto, apesar do nome, o Top 50 não representa um ranking do 1° ao 50° fundo de investimento da plataforma XP, mas sim um conjunto não enumerado de 50 alternativas para facilitar o processo de escolha do investidor no momento de montagem de sua carteira.

Em uma live promovida ontem (6) o empresário Juliano Custódio, da EQI Investimentos, disponibilizou uma planilha de ações e deu dicas de manuseio e montagem de carteira.

A EQI Investimentos é uma empresa de assessoria em investimentos credenciada à XP.

Fundos de previdência

De acordo com a XP, também há uma seleção específica para fundos de previdência, o Top 25, com fundos elencados em diferentes estratégias.

“Com a quantidade elevada de reaberturas de grandes fundos ocorrida no período da crise, temos hoje uma oferta muito interessante de ótimas alternativas de gestoras renomadas, que possivelmente estarão abertas para captação por período limitado”, disse a gestora.

No agregado das estratégias, a XP reduziu um fundo da categoria “Juros Ativo” e adicionou um produto na categoria “Multimercado Long Short”.