Plano Guedes, ata do COPOM e o megaleilão do pré-sal: Comece o dia bem informado

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

Crédito: Crédito imagem: Agência O Globo

Novas medidas do governo e megaleilão de pré-sal são destaques na agenda econômica

A semana começa com a expectativa do mercado em torno de três temas. A divulgação das novas medidas econômicas do governo, o megaleilão do pré-sal e a leitura da ata do COPOM.

Nem mesmo a decisão sobre a Selic em 5% e o recado claro de um corte de igual magnitude na próxima reunião, em dezembro, foram suficientes para o mercado financeiro entender o recado: a taxa de juros em 4,5% deve sinalizar o fim do ciclo de cortes promovidos pelo Banco Central.

Alguns analistas, no entanto, seguem esperançosos por uma Selic ainda mais baixa, com possível corte de 25 pontos em fevereiro ou março. Por esse motivo a leitura da ata da reunião do COPOM, divulgada pela manhã, será importante. Ou não.

Especulação em torno da taxa de juros

Uma pesquisa realizada pelo Broadcast revelou que apenas 15 das 47 instituições pesquisadas esperam o fim do ciclo em dezembro, com a taxa em 4,5%. Onze delas apostam em 4,25%, enquanto outras 20 acreditam que a taxa caia até 4% no início de 2020. Vale ficar de olho no comportamento (e encerramento) dos juros futuros hoje, para analisar se esse entendimento muda com a divulgação da ata.

Reformas devem ficar para 2020

O dia de hoje também gera grande expectativa por parte do mercado em relação ao “Plano Guedes”, cujo nome de batismo o ministro da Economia não aprova. O pacote de medidas parecia engavetado, aguardando o momento certo para atrair os holofotes após o fim da novela da previdência. Após passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, com várias emendas, terminou em final feliz.

A sensação que fica é de que o primeiro ano do governo Bolsonaro fique marcado pela aprovação da Reforma da Previdência. Ficou a sensação de que as trapalhadas políticas e a nítida dificuldade de articulação custaram outros avanços importantes na área econômica. Dificilmente teremos alguma evolução contundente nas próximas seis semanas restantes até o recesso parlamentar. O governo fica na obrigação de tentar agilizar e articular as reformas no primeiro semestre de 2020. A partir daí a política deve parar em virtude das eleições municipais de outubro.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O foco dos parlamentares até o recesso deve ficar com o orçamento para 2020. Precisam, ainda, atentar também para os sinais de recuperação da economia – que deve ter uma leve elevação do PIB para 2020.

O governo ainda não se deu por vencido e espera aprovar ao menos a PEC da Emergência Fiscal em 2019.

 

Megaleilão do pré-sal

Já o tão aguardado megaleilão do pré-sal começou a “azedar” com as notícias de que a britânica BP e a francesa Total desistiram de participar do leilão. Levantaram-se suspeitas sobre o processo da operação. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, afirmou que o limitado número de empresas participantes se deve aos altos custos envolvidos. Oddone admitiu que os campos considerados de maior risco podem não receber lances.

Contrariando as expectativas do forte fluxo estrangeiro, aguardado em virtude deste leilão, o dólar retomou os R$ 4, fechando a R$ 4,0112 (+0,41%). As ações de Petrobras viraram em baixa na bolsa, com temores de que a companhia seja obrigada a ter uma participação mais agressiva para garantir o sucesso da operação.

 

Ibovespa em alta

De se comemorar, a nova marca do Ibovespa, que no pregão desta segunda (4) tocou pela primeira vez em sua história os 109 mil pontos, renovando o novo topo histórico no intraday (109.352). O pregão fechou exatamente nos 108.779, novo recorde de fechamento, acompanhando as Bolsas de Nova York, que também vivem seus dias de glória.

 

Conheça o Instagram do Eu Quero Investir

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.