NotíciasPolítica

“Plano B” do PT para eleições presidenciais é denunciado por caixa dois

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, teria recebido R$ 2,6 milhões de empreiteira investigada na Operação Lava Jato.

Avalie este artigo!

O PT terá que administrar uma nova crise com o fato que ganhou os noticiários brasileiros nesta sexta-feira (11). Já não bastasse a prisão do líder do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, em 07 de abril, agora, o nome que estaria no “Plano B” para a eleição presidencial também está no alvo de investigações. Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, foi denunciado à Justiça Eleitoral pelo Ministério Público por prática de caixa dois. O valor não declarado chega a R$ 2,6 milhões.

O promotor Luiz Henrique Dal Poz explicou que o nome de Haddad foi citado nas delações da Operação Lava Jato. Haddad teria recebido, por fora, dinheiro da empreiteira UTC para financiar sua campanha eleitoral, em 2012. Os indícios da irregularidade foram cruzados com as planilhas do PT e confirmados na investigação da Operação Custo Brasil.

“O Haddad deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas”, disse o promotor, em coletiva de imprensa.

 

O crime cometido por Haddad, segundo o Ministério Público, é de falsidade ideológica para fins eleitorais. A pena para essa prática é de cinco anos de prisão e inelegibilidade. Porém, de acordo com o promotor, isso não deve impedir o político de se candidatar nas eleições deste ano, já que o processo vai demorar para ter as sentenças em primeira e segunda instâncias.

O nome de Haddad não foi o único citado. Foram denunciados também João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, Francisco Macena, contador da campanha de Haddad em 2012, o ex-deputado do PT, Francisco Carlos de Souza e o empresário Ronaldo Candido.

O que diz a defesa de Haddad

Os advogados de Fernando Haddad disseram que ainda não tiveram acesso à denúncia, mas afirmam que não há qualquer indício de que os valores negociados por Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, tenham sido usados na campanha eleitoral de Haddad. Ainda segundo a defesa do ex-prefeito da capital paulista, todos os interesses da UTC na cidade de São Paulo foram negados por Haddad.

 

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close