Planejamento financeiro é o primeiro passo para ter sucesso financeiro

Isadora Giaretta Gonzaga
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Pexels por Pixabay

O planejamento financeiro é o pilar principal para quem quer se tornar um investidor de sucesso

O caminho mais rápido para juntar dinheiro – mesmo que muitas vezes achamos que nunca vai dar certo- é investindo. O primeiro passo é sempre a parte mais difícil para quem quer começar.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Tenho dois conselhos se você quer começar: faça um planejamento financeiro e comece a investir logo depois.

A organização das finanças é uma série de estratégias que ajudam no controle do seu dinheiro. O principal objetivo é saber como e onde você gasta aquilo que recebe.

Fazendo o planejamento financeiro

Para organizar os seus rendimentos há uma série de aplicativos que podem ajudar:

  • Guiabolso
  • Grana
  • Organizze
  • Mobills

Acompanhe sempre suas despesas por categorias para ter uma noção dos gastos que podem ser cortados. Assim, fica mais fácil economizar e usar esse dinheiro para investir. Hoje, no mercado financeiro há diversas opções de investimentos para os mais variados orçamentos. Por isso, é importante conhecer o seus gastos e a sua renda.

Começando a investir

Como o mercado financeiro é muito diverso, há opções também com diferentes tipos de riscos – desde aplicações mais conservadoras até investimentos de alto risco. Antes de começar a investir, é importante ter conhecimento sobre isso.

Investimentos com maior risco, possuem chances de maiores rentabilidades. Mas independente disso, dá para começar a investir com 30 reais. Para quem quer começar a investir hoje, segue opções de investimentos:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto oferece papéis para investimentos a partir de 30 reais. São disponibilizados três tipos de papéis: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA. Esses são investimentos de renda fixa e são indicados para investidores com o perfil mais conservador. Os títulos do tesouro são garantidos pelo Governo Federal e são considerados os mais seguros do mercado financeiro.

CDBs

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento onde é emprestado dinheiro para os bancos. Esse tipo de aplicação costuma ter um valor mínimo de 100 reais. O CDB é tão seguro quanto a poupança, já que têm a mesma proteção do Fundo Garantidor de Crédito, além disso há opções de CDB’s com liquidez diária.

Fundos de Investimento

Fundos de Investimentos são aplicações feitas em conjunto e administradas por um gestor. Além disso, essa opção têm se popularizado. Há opções de fundos com valor mínimo de 100 reais. O risco é variável, depende dos tipos de ativos que são escolhidos. Outra vantagem é que os fundos costumam ter uma carteira diversa para diminuir os riscos. Podem ser uma boa opção para investidores com o perfil mais conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Mercado de ações

O mercado de ações que parece pertencer a parte mais difícil de investimentos, também podem ser uma boa opção para quem está começando a investir. Diferente do que se pensa, não há um valor mínimo. A bolsa de valores opera papéis a partir de 1 real. No mercado de ações há empresas para se investir com todos os graus de risco. Uma vantagem das ações é a possibilidade de altos rendimentos e da alta liquidez dos papéis.

Depois de começar a investir

Após investir, é importante acompanhar os seus investimentos e sempre buscar variar o tipo de aplicação. Porque uma boa carteira de investimentos precisa ser diversa. Quanto mais variada for a sua carteira, menos riscos como investidor você vai correr.

Se alguma aplicação apresentar uma rentabilidade baixa, a sua carteira terá outras opções de investimentos para compensar o prejuízo. Uma carteira de investimento boa pode demorar muito tempo para ficar pronta. É preciso ter paciência e sempre buscar fazer pequenas aplicações a cada mês.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.