PIB da zona do euro sobe 0,2% no terceiro trimestre; emprego avança 0,1%

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro aumentou 0.2% no terceiro trimestre de 2019, em comparação com o trimestre anterior. Os dados foram divulgados nesta quinta, 5 de dezembro, pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia.

Na União Europeia (UE28, que reúne todos os países membro), o aumento foi de 0.3%.

No segundo trimestre de 2019, o PIB havia crescido 0.2% em ambas as zonas.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 1,2% na área do euro e 1.4% na UE28 no terceiro trimestre de 2019, depois de + 1.2% e + 1.4%, respectivamente, no trimestre anterior.

Polônia, Hungria e Estônia registraram os maiores crescimentos do trimestre. Os menores crescimentos foram observados na Alemanha, Itália e Áustria.

Aumento do emprego

O número de pessoas empregadas aumentou 0.1% na área do euro e na UE28 no terceiro trimestre.

No segundo trimestre de 2019, o emprego havia registrado aumento de 0.2% na área do euro e 03% na UE28.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o emprego aumentou 0.9% na área do euro e 0.8% na UE28 no terceiro trimestre de 2019.

Estônia, Letônia, Eslovênia e Bélgica registraram as maiores altas. As maiores reduções foram observadas na Lituânia, Romênia, Finlândia (-0,5%) e Grécia.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374