PIB dos EUA sobe 4,1% no 4TRI20, em linha com expectativas

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Flickr

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos aumentou a uma taxa anualizada de 4,1% no quarto trimestre de 2020.

A informação vem da segunda leitura do indicador, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Bureau of Economic Analysis, do Departamento de Comércio americano.

O resultado ficou um pouco abaixo da projeção de alta de 4,2%. Mas acima dos 4% da primeira leitura. O resultado definitivo do PIB do trimestre vem na terceira prévia.

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

Reprodução/BEA

A leitura indica desaceleração do crescimento, após retomada bastante acelerada pós-primeira onda da pandemia.

Vale lembrar que, no terceiro trimestre, o PIB real dos EUA aumentou 33,4%, uma marca recorde no país. Enquanto que, no segundo trimestre, caiu 31,4%. E no primeiro, recuou 5%.

Mas o que o mercado comemora mesmo é o fato de que, em ano de pandemia, a queda foi de 2,5%, ante projeção pior, de tombo de 5,6%.

Segundo o Departamento de Comércio, o resultado reflete a recuperação econômica continuada das quedas acentuadas no início de 2020, promovidos pelo impacto da pandemia de coronavírus. Reflete ainda as novas restrições e fechamentos promovidos pela chamada “segunda onda” do vírus.