PIB EUA: segunda prévia confirma crescimento de 6,4% no primeiro trimestre

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 6,4% no primeiro trimestre de 2021. O dado da segunda prévia foi divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Comércio do país e ainda passará por mais uma revisão antes da divulgação final.

No quarto trimestre de 2020, o PIB avançou 4,3%. No ano de 2020, o recuo do PIB foi de 3,5%.

Vale lembrar que, no terceiro trimestre, o PIB real dos EUA aumentou 33,4%, uma marca recorde no país. Enquanto que, no segundo trimestre, caiu 31,4%, em decorrência da crise do coronavírus. E no primeiro, recuou 5%.

Segundo o relatório divulgado nesta quinta, a  alta do PIB no primeiro trimestre deste ano reflete a continuação da recuperação econômica, com a reabertura dos estabelecimentos graças à campanha de vacinação.

Houve melhoras no gastos com consumo pessoal, investimento fixo não residencial, gastos do governo, investimentos fixos residenciais e gastos dos governos estaduais e locais, que foram parcialmente compensados por quedas nos investimentos e exportações privados.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

PIB EUA

Reprodução/Departamento do Comércio