PIB dos EUA no 4o tri ficou em 2,1%

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos fechou o quarto trimestre de 2019 crescendo a uma taxa anualizada de 2,1%.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (26), pelo Departamento de Comércio americano. Esta foi a terceira leitura do PIB no quarto trimestre e confirmou as outras duas, que também ficaram em 2,1%. Também veio alinhada com o que esperavam os analistas.

No terceiro trimestre, o PIB real também foi de 2,1%. Em 2019, o PIB ficou em 2,3%, ante 2,9% em 2018.

Gastos com consumo sobem

Os gastos com consumo, que representam a maior parcela do PIB norte-americano, subiram 1,8% entre outubro e dezembro, com desaceleração em relação aos dois trimestres anteriores.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), que é a medida de inflação adotada pelo Federal Reserve (Fed), banco-central americano, avançou a uma taxa anualizada de 1,4% no quarto trimestre. O núcleo do PCE, que exclui combustíveis e alimentos, subiu 1,3% no quarto trimestre.

PIB dos EUA: recessão à vista

Devido à crise do coronavírus, os EUA devem entrar em recessão este ano. É o que preveem os analistas. A recessão acontece quando há redução do PIB em dois trimestres seguidos.

O Goldman Sachs já informou que prevê contração de 3,8% para PIB dos EUA em 2020, devido à parada repentina na economia para conter a disseminação do vírus.

O Morgan Stanley informou na segunda-feira (23) que prevê queda de 30% do PIB dos EUA no segundo trimestre.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374