Pesquisa estima PIB do Brasil em 2% e da economia global em 3,1%, para 2020

Regiane Delfino Medeiros
null
1

Crédito: Unsplash

O Serviço de Estudos da Mapfre divulgou o Panorama Econômico e Setorial 2020, estudo que projeta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em âmbito nacional e mundial.

Dessa forma, apesar da desaceleração da economia mundial em 2019, a Mapfre acredita que para 2020 o PIB mundial retome o caminho do crescimento.

Nesse sentido, conforme divulgado pelo estudo, o Produto Interno Bruto Mundial poderia alcançar uma taxa média de 3,1%.

Esse impulso no crescimento seria motivado por políticas monetárias e fiscais proativas implementadas em nível mundial.

O estudo aponta ainda que o Brasil é um dos países que mais se recuperou e onde é possível observar melhora nas expectativas econômicas. Prova disso é a expectativa do PIB para este ano. Se ano passado atingimos 1,1%, o esperado para esse ano é de crescimento em 2%.

Para isso, contribuem um comportamento mais favorável do consumo e do investimento privado. Além da reforma previdenciária já aprovada, onde se espera uma economia de R$ 700 bilhões em 10 anos.

Ainda de acordo com o divulgado no Panorama Econômico e Setorial 2020,  países emergentes continuarão marcando presença significativa na atividade econômica global. Com crescimento médio estimado em 4,5% nos próximos anos.

Entre eles, o México é outro país da América Latina com expectativa de retomada econômica em 2020 de cerca de 0,9%.

Porém, economistas da Mapfre alertam para um risco maior caso não haja avanços nas reformas e medidas econômicas e institucionais do país.

Por outro lado, nos Estados Unidos, o crescimento esperado é de 1,6% neste ano. Ao mesmo tempo, na zona do euro, o relatório estima uma evolução de 1% para 2020.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.