Ipea: PIB do agronegócio é revisado e projeção sobe para 1,9% em 2020

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou a projeção da taxa de crescimento do PIB do setor agropecuário. Divulgada nesta quinta-feira (22), a taxa foi de 1,6% para 1,9% em 2020. 

A nova previsão foi motivada pelas estimativas para a produção agrícola divulgadas em outubro pelo IBGE. De acordo com a pesquisa, foi apontado um cenário mais favorável para este ano.

Os pesquisadores também encontraram o mesmo resultado para a previsão do PIB diante da estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

Diante desse novo cenário, o Ipea prevê alta de 3,9% no valor adicionado da lavoura. A motivação, principalmente, vem da revisão positiva da produção de soja e café em 2020. As duas são algumas das principais culturas da produção agrícola no país. 

Em primeiro lugar, a safra de soja teve seu crescimento revisado de 6,6% para 7,0%. Já no caso do café, a estimativa de alta para a produção foi revisada de 19,4% para 21,5%.

Além do ano ser favorecido pela bienalidade positiva do café, em especial da variedade arábica, o clima é um dos fatores que tem contribuído para o bom resultado da cultura este ano.

Agropecuária

Por outro lado, a pecuária pode ter baixa. O grupo de Conjuntura do Ipea prevê queda de 1,5%, devido ao acentuado declínio na produção de carne bovina este ano, na comparação com o volume de abates na segunda metade do ano passado.

Entretanto, já se identifica recuperação dessa atividade. Conforme os dados de abate do Sistema de Inspeção Federal (SIF), a produção média do terceiro trimestre já está acima do patamar pré-pandemia, ainda observando o primeiro trimestre de 2020.

Portanto, projeta-se que já no quarto trimestre, a queda interanual da produção de carne bovina deve ser menor. Ao total, o ano deve fechar com recuo de 4,3%. Há expectativa de desempenho positivo nos segmentos de suínos (+ 7,8%), ovos (+3,2%) e leite (+0,2%).

2021

O Grupo de Conjuntura revisou a projeção de crescimento do PIB agropecuário de 2,4% para 2,1% em 2021. A revisão para baixo dos números estimados para 2021 é reflexo do aumento da base de comparação, com o melhor resultado esperado para 2020.

Por fim, o Ipea informou que esse resultado é por conta das estimativas mais otimistas para as safras de soja e de milho deste ano. Esse é um indicativo que, devido ao cenário mais favorável, parte da produção dessas culturas deverão ser antecipadas do início do próximo ano para o final deste. O valor adicionado da lavoura deve crescer 1,8% e o da pecuária 3,9%.