PetroRio (PRIO3) conclui aquisição de 30% do Campo de Frade (RJ)

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)
1

Crédito: Divulgação PetroRio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta (21) a cessão de 30% do Campo de Frade, detido pela Petrobras (PETR4), para a PetroRio (PRIO3).

Assim, diz a PetroRio em comunicado ao mercado, “nos próximos dias ocorrerá a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Concessão pela ANP.”

Dessa forma, a PetroRio conclui a aquisição da totalidade dos direitos e obrigações de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural da Petrobras no Campo de Frade, que correspondem à participação de 30% na concessão.

Guia definitivo sobre Renda Variável  e os Melhores Investimentos para 2021

A partir da assinatura, a companhia passará a deter 100% do Campo de Frade e 100% do FPSO Frade.

Frade está localizado norte da Bacia de Campos, a cerca de 120 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro.

A lâmina d’água na área de desenvolvimento varia de 1.050 a 1.300 metros.

Seguro de vida cresce 11% em 2020, mas você sabe para que serve e como escolher?

Bancos: BBDC4, BBAS3, BMGB4 e ABCB4 são os mais recomendados de janeiro

Resultado econômico

O resultado econômico proveniente da participação de 30% no Campo de Frade passará a ser contabilizado e incorporado nas demonstrações financeiras da companhia, lembra a PetroRio.

A empresa, prossegue o comunicado, “se beneficiará integralmente da rentabilidade de suas iniciativas de redução de custo e de aumento de produção do ativo.”

“A transação agregará aproximadamente 17milhões de barris 1P e incrementará cerca de 5,2mil barris de óleo à produção diária da PetroRio”, acrescenta.

Além disso, com a conclusão da aquisição, a companhia terá um estoque de óleo de aproximadamente 400 mil barris no FPSO Frade.

Petrobras (PETR4 PETR3) inicia fase não vinculante de venda em Albacora

Mercado Livre (MELI34): vale a pena investir neste BDR?

Redução do valor estimado

A ANP também aprovou a redução do valor estimado para o descomissionamento do Campo de Frade de US$ 393 milhões para US$ 179 milhões.

A nota da PetroRio explica: “Isso vai gerar um ajuste positivo e condizente no balanço patrimonial da PetroRio na rubrica de Provisão para Abandono.”

E conclui: “A aquisição representa mais uma etapa de sucesso na execução da estratégia de crescimento da PetroRio, por meio da aquisição e desenvolvimento de campos produtores, replicando o sucesso do Campo de Polvo e tornando o campo de Frade mais rentável e aumentando sua vida econômica.”