A Petrobras (PETR3 PETR4) anunciou nesta segunda-feira (20) novo corte no preço da gasolina e do diesel nas refinarias.
A gasolina será reduzida em 8% e o diesel, em 4%. Os valores passam a valer a partir de terça-feira (21).
A informação foi confirmada pela assessoria da empresa da estatal.
Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021
O anúncio virá em consequência da queda brusca do petróleo no mercado internacional nesta segunda. O tipo WTI despenca mais do que 80%, com barril negociado a US$ 2,50. No início do dia, a queda já era de mais de 20%.
Razões para queda do petróleo
Desde a semana passada, o mercado dá sinais de que o corte na produção mundial de petróleo não foi suficiente para compensar a perda acentuada de demanda.
A crise do coronavírus e os bloqueios ao transporte aéreo e rodoviário como medida de isolamento social para conter o vírus impactaram fortemente na demanda pela commodity.
No início do mês, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo mais Rússia e outros produtores (Opep+) decidiram reduzir a produção em quase 10 milhões ao dia.
Consequências para a Petrobras
Com o petróleo em forte queda e com receio de perder competitividade no mercado interno, a Petrobras está sendo forçada a, constantemente, reduzir o valor dos combustíveis.
O ajuste que vale a partir de terça-feira será a segunda redução em menos de uma semana. No dia 14, a Petrobras reduziu o litro da gasolina nas refinarias em 8% e o diesel, em 6%.
Este será o 12º corte no preço da gasolina no ano. Do diesel, é o 10º no ano.