Petrobras (PETR4) divulga teaser para venda de ativos na Colômbia

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Wikipedia

A Petrobras (PETR4) em continuidade ao processo de desinvestimento, informou nesta sexta-feira (6), que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus negócios de distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes na Colômbia.

O projeto tem como objetivo à venda da totalidade ações detidas pela Petrobras International Braspetro B.V. (PIB BV) e outras subsidiárias da Petrobras, na Petrobras Colombia Combustibles (PECOCO), companhia que atua no setor de distribuição colombiano.

O teaser, com as informações mais relevantes sobre a empresa, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção dos participantes, está disponível no site da Petrobras.

Conheça planilha que irá ajudar nas escolhas, gestão e diversificação de suas ações

Segundo o comunicado, as próximas etapas serão informadas oportunamente ao mercado.

A companhia explica que essa venda está em linha com a estratégia de otimização de portfólio e à melhora de alocação do capital da estatal, visando à maximização de valor para seus acionistas.

PECOCO

A Petrobras atua na Colômbia através da PECOCO, no mercado de distribuição e comercialização de gasolina, diesel e lubrificantes, com uma rede de 124 estações de serviços e 7 unidades de armazenamento, sendo uma própria em Puente Aranda.

A empresa possui aproximadamente 3% de participação no mercado de combustíveis e 3,3% no segmento de lubrificantes na Colômbia. Além disso, a PECOCO detém uma posição relevante na região de Bogotá (cerca de 11% do total de estações de serviço).

A instalação de Puente Aranda possui 37 mil m², em Bogotá, sendo responsável por 82% das vendas de combustíveis do PECOCO e possui uma capacidade de armazenamento de 11.765 m³ para combustíveis. A instalação conta com uma planta de lubrificantes com capacidade de produção de aproximadamente 54 mil m³/ano.

Segundo o teaser da companhia, a instalação fica estrategicamente localizada na região central de Bogotá e
desempenha um papel fundamental nas operações da companhia.

A região onde fica localizada a planta vem passando por considerável valorização nos últimos anos.

No ano passado, as vendas da PECOCO totalizaram 599.920 m³ e 5.880 m³ de lurificantes.

O lucro líquido reportado em 2019 foi de US$ 1,6 milhões, enquanto o Ebtida somou US$ 7,1 milhões.