Petrobras (PETR4) reduz produção nas refinarias por Covid-19

Osni Alves
Jornalista | oalvesj@gmail.com
1

Crédito: Wikipedia

Principal estatal brasileira, a Petrobras (PETR4) reduz a produção de combustíveis nas refinarias. Essa é mais uma medida por conta da pandemia de coronavírus.

Conforme a companhia, a prioridade agora é a produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para abastecer o mercado interno.

Federação Única dos Petroleiros (FUP), o sindicato informou que a queda é de 50% e que o GLP chegou a faltar, mas terá abastecimento normalizado na próxima semana.

A Petrobras não informou o volume de queda na produção nas refinarias, com exceção do querosene de aviação, menos 84%, gasolina, menos 35%, e diesel, menos 22%.

Essa movimentação já era prevista pelo mercado e o sindicato dos petroleiros tem pedido, inclusive, a saída do presidente Roberto Castello Branco.

petr4_tradingview

Fonte: tradingview

Hibernação

Conforme a petroleira, devem entrar em hibernação 62 plataformas em campos de águas rasas. A medida resultará na redução de 23 mil barris de petróleo por dia (bpd).

A companha informou que a decisão inclui as bacias de Campos, Sergipe Potiguar e Ceará, e as plataformas não possuem condições econômicas para operar com baixos preços do petróleo.

Isso porque as cotações do preço da commodity têm sido pressionadas devido à queda mundial na demanda.

De acordo com a Petrobras, a demanda global de petróleo deverá cair 30% em abril, segundo dados da Agência Internacional de Emergia (AIE).

Segundo a petroleira, 80% dessas plataformas não são habitadas e que os empregados das unidades habitadas não serão demitidos.

“A medida faz parte de uma série de ações para preservar os empregos e a sustentabilidade da empresa nesta que é a pior crise da indústria do petróleo em cem anos”, informou.