Petrobras (PETR4) realiza pré-pagamento parcial à Petros

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)
1

Crédito: Flickr

A Petrobras (PETR4) informou nesta quinta (17) que realizou a liquidação parcial antecipada do Termo de Compromisso Financeiro Pré-70 (TCF Pré-70), celebrado com a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros).

O valor foi de R$ 94 milhões.

A estatal diz que realizará, em janeiro de 2021, o pré-pagamento parcial de R$ 4,493 bilhões.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a opções de investimentos de acordo com seu perfil. Invista em suas Escolhas

O TCF Pré-70 foi assinado em 2008 e compõe o Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR), celebrado com a Petros e diversas entidades sindicais em 2006.

Petrobras: forma de pagamento das obrigações

“O TCF Pré-70 disciplina a forma de pagamento das obrigações assumidas pela Petrobras”, explica a empresa em comunicado ao mercado”, explica a empresa.

O AOR, segundo a Petrobras, permitiu à companhia promover uma série de ajustes regulamentares no Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) e a oferta de um novo plano de benefícios (Plano Petros-2) aos empregados admitidos após o fechamento do PPSP a novas adesões.

Antecipações de pagamentos

“Com o processo de cisão do Grupo Pré-70 para os planos Petros do Sistema Petrobras Repactuados Pré-70 (PPSP-R Pré-70) e Petros do Sistema Petrobras Não-Repactuados Pré-70(PPSP-NR Pré-70), ocorrido em 2019, foi firmado aditivo para estabelecer a possibilidade de antecipações de pagamentos pela Petrobras”, complementa a estatal.

“Os pré-pagamentos estão em linha com o processo de gestão de passivos da companhia, reduzindo as despesas com juroseo montante de garantias reais, além de contribuir para a melhoria da liquidez dos planos”, .

O TCF Pré-70 é um compromisso já registrado nas Demonstrações Contábeis da Petrobras, compondo o registro do valor de passivo atuarial, em nota explicativa nas informações do terceiro trimestre.

 

LEIA MAIS

Petrobras (PETR4 PETR3) inicia fase não vinculante de venda em Albacora

Mercado Livre (MELI34): vale a pena investir neste BDR?

Papel e celulose: o que você precisa saber antes de investir no setor

Petrobras (PETR4) inicia divulgação de venda de ativos na Bahia

Precisa de orientação para investir no mercado acionário? A  EQI Investimentos pode ajudar. Basta preencher o formulário abaixo que um assessor entrará em contato.