Petrobras (PETR4) anuncia contratação de sexto FPSO de Búzios

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Divulgação / Petrobras

A Petrobras (PETR4 PETR3) iniciou negociações com a empresa SBM Offshore para contratação do afretamento do FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo) Almirante Tamandaré, a ser instalado no campo de Búzios, na Bacia de Santos.

O FPSO Almirante Tamandaré será o sexto sistema de produção do campo de Búzios.

Conforme a Petrobras, a previsão para entrada em produção para o segundo semestre de 2024.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

Será a maior unidade de produção de petróleo a operar no litoral brasileiro e uma das maiores do mundo, com capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3de gás.

A contratação da SBM ocorrerá de forma direta, em acordo com a lei 13.303/16.

No comunicado, a Petrobras afirma que monitora constantemente o mercado mundial de FPSOs e identificou que, neste momento, apenas a SBM tem capacidade de atender aos requisitos técnicos, operacionais e de disponibilidade da companhia.

Mas, as outras duas unidades a serem instaladas em Búzios, os FPSOs P-78 e P-79, serão contratadas por licitação, na modalidade Engineering, Procurement and Construction (EPC).

De acordo com a estatal, o processo de contratação já está em curso e participam dele as empresas vencedoras da pré-qualificação.

As plataformas terão capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3de gás, e a expectativa é de que entrem em operação em 2025.

Por fim, a Petrobras destaca que estas duas unidades são resultado da estratégia da companhia de desenvolver novos projetos de plataformas próprias, incorporando as lições aprendidas nos FPSOs já instalados no pré-sal, incluindo aspectos de contratação e construção.