Petrobras (PETR4) inicia processo de venda da Petrobras Biocombustível

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.

Crédito: Wikipédia

A Petrobras (PETR4) informou nesta segunda-feira (3) sobre o início da fase não vinculante referente à venda de sua subsidiária, a Petrobras Biocombustível (PBIO).

Aos potenciais compradores habilitados, será encaminhado um memorando descritivo contendo as informações detalhadas sobre a nova fase do processo.

Além disso, será repassado aos interessados instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

O projeto de venda está alinhado com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras que busca otimizar seu portfólio e melhorar a alocação do capital da companhia.

Sobre a PBIO

A PBIO foi fundada em 2008 e é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, com 5,5% de market share em 2019.

Atualmente a companhia possui três usinas de biodiesel: Montes Claros (MG), possui capacidade produtiva de 167 mil m3/ano.

Já Candeias (BA), tem capacidade produtiva de 304mil m3/ano. Quixadá (CE), em estado de hibernação, tem capacidade produtiva de 109mil m3/ano.

Segundo o comunicado, a transação consiste na venda de 100% das ações da Petrobras na PBIO, incluindo as três usinas de biodiesel.

Petrobras divulga análise prévia de transação com a BR Distribuidora

A Petrobras divulgou o formulário de análise prévia de transação com o objetivo de estabelecer as regras que regularão às relações comerciais entre a companhia e a Br Distribuidora na venda dos volumes de biodiesel selecionados pela Br durante as etapas 3ª e 5ª do Leilão Público nº 005/2020–ANP (73ºC Leilão de Biodiesel), para entrega na Unidade Fornecedora de Biodiesel.

O valor divulgado pela Petrobras foi de R$ 118.713.225,00 (ex. tributos), com duração de 30 dias, iniciando em 01/08/2020.

O volume total de biodiesel negociado será de 24.492 m³, dividido em 19 unidades produtoras.