Petrobras (PETR4): gás natural está 36% mais barato do que em dezembro

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: ANDRÉ MOTTA DE SOUZA/AGÊNCIA/ PETROBRAS/Divulgação

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta sexta (8) que os preços de venda do gás natural em maio estão 36% menores do que em dezembro do ano passado.

De acordo com o comunicado da estatal, essa queda decorre principalmente das mudanças negociadas com as distribuidoras para os novos contratos de venda, onde o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional e é revisado a cada três meses.

“Consequentemente, a queda do preço de petróleo nos últimos meses possibilitou a redução do gás”, diz a companhia.

O informe da Petrobras diz ainda que, “se medidos em R$/m³, os preços praticados pela Petrobras às distribuidoras (incluindo molécula e transporte) nos novos contratos em 2020 acumulam uma redução média de 15%, apesar da depreciação do Real”, hoje bastante desvalorizado.

Outros fatores

O posicionamento oficial da Petrobras também esclarece que o preço da molécula de gás e o custo do transporte não são os únicos fatores que determinam o preço do gás natural ao consumidor final.

Segundo a estatal, há, entre outros pontos, é necessário considerar as margens das distribuidoras, bem como a incorporação dos tributos federais e estaduais.

A aprovação das tarifas, esclarece a companhia, também depende do que é determinado por cada agência reguladora estadual, conforme legislação e regulação específicas.

Abertura do mercado

A Petrobras finaliza o comunicado informando que segue comprometida com o processo de abertura do mercado de gás natural e que “tem atuado para agilizar as etapas desse processo em busca de um mercado aberto, sustentável e competitivo”.

De acordo com a estatal, os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para qualquer pessoa.

Conheça os benefícios de ter um assessor de investimentos

Live XP: com provável Selic a 2,25%, como ficam os investimentos?

Com novo corte da Selic, dólar pode chegar à faixa dos R$ 6

Dólar: entenda o que faz a cotação subir ou cair frente ao real