O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição, pela Petrobras (PETR4), de 40% da Total, grupo empresarial do setor petroquímico e energético com sede em Paris.
Desse modo, a nova participação da Petrobras será em cinco blocos para exploração de óleo e gás, na Foz do Amazonas.
Sendo que a estatal passará a deter 70% dos blocos FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, enquanto a britânica BP mantém sua participação de 30%.
A operação, aprovada sem restrições pelo Cade, não teve os valores divulgados.
A saída da Total do negócio ocorre após a empresa encontrar dificuldades na obtenção de licenças ambientais, uma vez que a região possui um grande recife de corais
“Total e Petrobras acordaram que, como condição para a concretização da cessão, a Total depositará na conta da Petrobras o valor equivalente a 40% das unidades de trabalho não performadas (onde o serviço de exploração ainda não foi realizado) até a data do fechamento da operação, acrescido dos valores atribuíveis aos tributos pertinentes (PIS-Cofins), que serão devidos pela Petrobras”, disse o Cade ao Diário Oficial da União desta terça (2).