Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras (PETR3, PETR4) informa início de produção na PPSO Guanabara

Petrobras (PETR3, PETR4) informa início de produção na PPSO Guanabara

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta segunda-feira (2) que iniciou a produção de petróleo e gás natural por meio do FPSO Guanabara, primeiro sistema de produção definitivo instalado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.

A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), tem capacidade de processar até 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás.

O volume representa 6% da produção operada pela Petrobras, contribuindo para o crescimento previsto da produção da companhia. Mero é o terceiro maior campo de petróleo do pré-sal, atrás apenas dos campos de Búzios e Tupi.

Detalhes técnicos

Segundo a Petrobras, a plataforma chegou ao campo de Mero no fim de janeiro de 2022. Neste período, foi conectada a poços e equipamentos submarinos, e passou pelos testes finais antes de dar início à produção, no último sábado (30).

Na primeira onda serão interligados seis poços produtores e sete injetores ao FPSO. A previsão é que a plataforma atinja o pico de produção até o final deste ano.

“O FPSO Guanabara é a unidade de produção de petróleo mais complexa a operar no Brasil. A implementação de um projeto com essa tecnologia é resultado de mais de uma década de aprendizado no pré-sal e da atuação integrada entre a Petrobras, parceiros e fornecedores. O projeto foi concebido visando aliar capacidade produtiva, eficiência e redução de emissões de gases de efeito estufa”, diz o diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen.

Construída e operada pela Modec, a unidade está localizada a mais de 150 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro em profundidade d´água que chega a 1.930 metros. Ao todo, mais três plataformas definitivas estão programadas para entrar em operação no campo de Mero no horizonte do Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras.

  • Quer saber se vale a pena incluir a Petrobras (PETR3, PETR4) em seus investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas!