Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras (PETR3 PETR4) enfrenta obstáculos para dividendos

Petrobras (PETR3 PETR4) enfrenta obstáculos para dividendos

A Petrobras (PETR3 PETR4) enfrenta impeditivos na distribuição de R$ 10 bilhões em dividendos. O pagamento é relativo aos lucros obtidos em 2020 e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) alegou supostas irregularidades nas mudanças no plano de saúde. Com isso, a deliberação na Assembleia Geral Ordinária (AGO), poderia ser suspensa.

O pedido do sindicato foi aceito pelo desembargador Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de acordo com o Valor Econômico. A decisão sobre a distribuição dos dividendos ocorreria nesta quarta-feira (14).

O imbróglio surgiu por causa de um agravo de instrumento da própria FUP. Nesse instrumento jurídico, o sindicato argumentava prejuízos por conta de mudanças no plano de saúde. Pelo argumentado pelos petroleiros, parte do lucro de R$ 7,1 bilhão em 2020, se deve em parte à revisão atuarial. Foi considerada também a previsão do corte de custos do plano.

Petrobras (PETR3 PETR4): impedimento devido à migração

Pela decisão do magistrado, foi levada em conta a transferência do plano para a Associação Saúde Petrobras. A FUP alegava que ocorreram irregularidades durante esse plano de transferência e por isso, a distribuição poderia ser deliberada.

No entanto, em nota, e Petrobras informou que a realização da Assembleia Geral Ordinária foi mantida. Isso porque o próprio Tribunal teria “reconsiderado” a decisão anterior.

Publicidade
Publicidade

Aprovação

Esta semana, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) confirmou o nome do general Joaquim Silva e Luna à frente do Conselho de Administração. No entanto, a indicação dele para presidente ainda será avaliada.

Silva e Luna é o nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para presidir a petroleira. Ele entra no lugar de Roberto Castello Branco. A aprovação do novo presidente só irá ocorrer em reunião do novo conselho, ainda sem data para ocorrer.

A troca no comando ocorreu por conta da política de preços de combustíveis. No começo do ano, a gasolina e o diesel enfrentaram diversos aumentos de preços. A Petrobras adota o alinhamento do preço dos derivados ao mercado internacional. Esta prática foi adotada ainda no governo do ex-presidente Michel Temer.