Petrobras (PETR 3 PETR 4) anuncia descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

Marcello Sigwalt
null
1

Crédito: Site Veja

A Petrobras (PETR 3 PETR 4) anunciou, nesta quinta-feira (2), a descoberta do poço do bloco Uirapuru, polígono do pré-sal, na Bacia de Santos (SP), segundo a Agência Brasil.

Araucária

Localizado a aproximadamente 200 km da costa de Santos (SP) e a 2 mil metros de profundidade, a descoberta corresponde “aos reservatórios porosos do primeiro bloco Uirapuru”, área também conhecida como Araucária.

Potencial avaliado

Em nota, a companhia acrescenta que outras informações relativas ao poço ainda serão analisadas, visando definir “as próximas atividades exploratórias na área, assim como o seu potencial”.

Partilha de produção

Adquirido na 4ª Rodada da Partilha de Produção, em junho de 2018, o bloco Uirapuru  é gerido pela Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA). O empreendimento tem, ainda, 30% de participação da Petrobras, em parceria com ExxonMobil (28%), Equinor (28%) e Petrogal (14%).

Leilões suspensos

A diretoria da ANP aprovou nesta quarta (1ª) a suspensão temporária da 17ª Rodada de Licitações de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural, no regime de concessão, que estava prevista para este ano.

A Agência atendeu à determinação do Ministério de Minas e Energia que, em ofício, solicitou a suspensão temporária das ações relativas à 17ª Rodada, especificamente as relacionadas com a publicação do pré-edital e da minuta de contrato, em face ao atual cenário econômico e social decorrente da pandemia de Covid-19.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definirá um novo cronograma para a licitação, que será submetido à avaliação por seus integrantes.