Petrobras aumenta preços, passa recado ao mercado e coloca autonomia à prova

Presidente Jair Bolsonaro ligou para o presidente da companhia pedindo que não houvesse reajuste

Matheus Leal
Eu Quero InvestirColaborador do

Crédito: Reprodução

Contrariando uma ligação do presidente Jair Bolsonaro, a Petrobras anunciou nessa semana um aumento de 4,2% no diesel e 3,5% na gasolina. O reajuste passou a valer nesta quinta e vem logo após a disparada do petróleo por conta dos ataques à Arábia Saudita, que aconteceram na segunda-feira (16).

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Diante dos ataques, o preço do barril de petróleo teve uma disparada de 15% na segunda. Já na terça, os valores reduziram cerca de 7%, ainda assim a alta acumulada foi na casa dos 6%. Entretanto, o suficiente para movimentar a economia mundial, que viveu momentos de apreensão com a possibilidade dos sauditas cessarem as exportações.

“Hoje a volatilidade retornou à média e foi possível ter uma visão do novo patamar de preços no curto prazo”, analisou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, nessa quarta-feira, em entrevista ao Brazil Journal.

O aumento no preço do diesel e da gasolina anima o mercado investidor e, ao mesmo tempo, preocupa o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar ligou para Roberto Castello Branco avisando que o reajuste seria inoportuno e relembrando a greve dos caminhoneiros.

Apesar da alta acumulada ter sido bastante abaixo dos 15%, ainda há um temos de novos ataques. Os Estados Unidos, por exemplo, tratou o episódio como “ato de guerra” e estuda uma resposta ao Irã, a quem os ataques foram atribuídos. Além disso, a Arábia Saudita também está receosa com a possibilidade de sofrer outros golpes.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O mercado financeiro analisa o cenário como teste de autonomia para a Petrobras, já que há uma pressão presidencial contra o reajuste. Vale lembrar que em 48h a companhia mudou completamente o discurso. Isso porque na segunda afirmou que não aumentaria os preços, mas o fez dois dias depois, passando aos investidores uma mensagem de “independência”.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.