EconomiaNotíciasPolítica

Pesquisa XP/Ipespe aponta Lula como o maior responsável pela atual situação econômica do Brasil

Cerca de 55% dos entrevistados apontam os petistas como os grandes “vilões” da crise. Temer é apontado por 16%.

Avalie este artigo!
1007201 dx8g0906a 1024x657 - Pesquisa XP/Ipespe aponta Lula como o maior responsável pela atual situação econômica do Brasil
Crédito da imagem: Juca Varella/Agência Brasil

Em pesquisa realizada pela XP/Ipespe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado como o “vilão” da crise econômica enfrentada pelo país. Ao mesmo passo, o atual presidente Jair Bolsonaro vive um momento de “lua de mel” com o seu eleitorado.

Esse resultado mostra que a situação da principal força de oposição ao atual governo não é nada fácil no momento, pois a aprovação do ex-presidente é menor que a do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A XP/Ipespe ouviu cerca de 1.000 brasileiros entre 9 e 11 de janeiro deste ano. Dessa amostra, 34% das pessoas indicaram o petista como sendo o maior responsável pela atual situação do país. Esse é o terceiro levantamento de uma série de entrevistas conduzidas por meio de operadores via telefone. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
1040655 df 25.08.2016 mcag 0379 1024x681 - Pesquisa XP/Ipespe aponta Lula como o maior responsável pela atual situação econômica do Brasil
Crédito da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O percentual recebido por Lula é ainda maior do que o de sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi afastada do cargo após cinco anos e cinco meses de mandato por meio de um processo de impeachment. Para 21% dos entrevistados, Dilma é considerada a maior responsável pela atual situação econômica do país. Em terceiro lugar nesse ranking está o sucessor de Dilma, o ex-presidente Michel Temer, que recebeu indicações de 16% dos brasileiros entrevistados. Para 11% das pessoas, a crise tem como causa uma série de fatores externos. Bolsonaro, apesar de ter assumido a presidência a pouco mais de duas semanas foi apontado por 3% dos entrevistados.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Confira os detalhes no gráfico abaixo:

chrome 2019 01 18 09 31 34 - Pesquisa XP/Ipespe aponta Lula como o maior responsável pela atual situação econômica do Brasil

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Metodologia

Os operadores aplicaram o questionário “ao vivo”, mas em 20% dos casos houve uma verificação posterior. A amostra tem por base a quantidade de brasileiros que possuem acesso a uma rede telefônica fixa, seja em casa ou no trabalho, além de acesso à rede celular. Além disso, também foram levados em conta alguns critérios de estratificação como sexo, nível escolar, idade e renda familiar. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,45%.

Fonte da notícia: Portal Infomoney

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close