EconomiaInvestimentosNotícias

Pesquisa mostra que sete em cada dez investidores guardam seu dinheiro na poupança

A Internet e os gerentes de banco figuram como as principais fontes de informação para os atuais e futuros investidores.

A tecnologia trouxe uma série de novas opções para os investidores, porém, mesmo assim, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CMV), mostra que sete em cada dez investidores brasileiros preferem aplicar o seu dinheiro em uma poupança. Isso acontece basicamente pelo medo de se “arriscar” entre outras opções que, em muitos casos, mostram-se mais rentáveis que o popular investimento de renda fixa.

thinkstockphotos 508099072 1024x683 - Pesquisa mostra que sete em cada dez investidores guardam seu dinheiro na poupança

Nessa pesquisa, realizada no início de agosto de 2018, foram entrevistados cerca de 700 investidores. Dentre os principais motivos que apontam para o comportamento mais conservador da maioria dos entrevistados está a pouca familiaridade com as várias siglas que compõem o mercado de investimento como CDB, LCI, CRA e CRI.

O responsável pela pesquisa, o coordenador do Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisa da CMV, Rogério Oliveira, revelou que público brasileiro ainda apresenta muita dificuldade de entender o que são esses investimentos. Segundo ele, a fonte desse problema pode ser a ausência de educação financeira e também a falta de informação sobre as melhores opções para se fazer um bom investimento.

Rogério também aponta que, ao escolher a forma e o local em que vão investir, muitas pessoas ainda têm a figura do gerente de banco como a fonte mais confiável para esse tipo de informação. Levantamentos mostram que 53% dos investidores pensam dessa maneira e esse número é ainda mais elevado entre as pessoas de mais idade (acima dos 55 anos de idade, o percentual alcança 74%).

O problema, nesses casos, é que o gerente de banco normalmente atende a muitos clientes simultaneamente e, portanto, não têm condições de analisar o perfil de aplicação de um poupador individualmente.

Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, é importante que o investidor diversifique suas fontes de informação para não depender apenas da orientação de um gerente de banco na hora de fazer as suas escolhas. Para ela, o ato de investir requer planejamento e, também, conhecimento, pois isso ajuda a fazer as melhores escolhas. Marcela ainda afirma que deixar outras pessoas tomarem essas decisões não é uma boa opção, pois não estimula o aprendizado do investidor.

Aprendendo a investir na internet

A internet é uma fonte de informação sobre investimentos muito rica e comumente utilizada pelos mais jovens. Estima-se que 44% dos investidores que utilizam a internet buscam essas informações em canais de youtubers e em páginas de influenciadores digitais.

Existem diversos canais no YouTube com dicas sobre finanças. Nós, da Eu Quero Investir, somos donos de um desses canais. Contamos com quase 70 mil inscritos atualmente. Lá, você encontra diversos vídeos sobre investimentos, o que facilita muito o seu entendimento em relação ao assunto.

Ainda não conhece o canal Eu Quero Investir? Clique aqui e confira!

WhatsApp Image 2018 10 10 at 15.14.51 1024x576 - Pesquisa mostra que sete em cada dez investidores guardam seu dinheiro na poupança

A posição dos bancos

De acordo com os responsáveis pelos setores de investimentos de grandes bancos como Itaú, Santander e o Banco do Brasil, a carteira de investimentos respeita o perfil de cada cliente. Para eles, a maior dificuldade ao se oferecer outros produtos que não a poupança é justamente não ferir a tolerância ao risco e a necessidade de liquidez, tudo em nome da rentabilidade.

Hoje, a maioria dos bancos brasileiros oferecem opções de contas digitais. Isso ajuda o cliente a não se manter dependente do relacionamento com os gerentes.

Conheça a Assessoria de Investimentos Eu Quero Investir

Agora que você já aceitou o convite para conhecer o nosso canal no Youtube, que tal conversar com um de nossos assessores de investimentos e tirar todas as suas dúvidas sobre futuras aplicações?

Basta preencher o formulário abaixo para que um de nossos profissionais entre em contato com você. E se já quiser adiantar a nossa conversa, faça o teste de perfil e descubra qual é o seu tipo de investidor.

O teste é rápido, fácil e de graça!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags
Mostrar mais

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close