Pesquisa Ipsos aponta que maioria dos norte-americanos desaprova conduta de Trump em conflito com o Irã

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

A maioria da população norte-americana não está de acordo com a forma com que o presidente Donald Trump tem lidado com a crise envolvendo o Irã.

A mais recente pesquisa Ipsos, da ABC News, divulgada neste domingo (12) pelo site Poder 360, apontou que 56% desaprovaram as atitudes de Trump durante o confronto com o país do Oriente Médio.

Ainda de acordo com os números da pesquisa, realizada entre os dias 10 e 11 de janeiro, 52% disseram acreditar que a decisão de Trump autorizar o ataque ao Irã que causou a morte do general Qassem Soleimani tornou o próprio país menos seguro.

Foram ouvidos 525 adultos da população, com 18 anos ou mais. Desta parcela, 25% disseram que os ataques fizeram a América um lugar mais seguro, enquanto 22% dos entrevistados não viram efeitos tão significativos após a ofensiva militar norte-americana.

Terceira guerra

A pesquisa quis ouvir também quem da população que vive nos Estados Unidos está preocupado com a possibilidade de a guerra atual se tornar mais ampla, talvez em uma Terceira Guerra Mundial.

De acordo com a Ipsos, 73% estão ao menos “um pouco preocupados”. Destes, 32% alegaram estar “muito preocupados”, enquanto 20% afirmaram “não estar muito preocupados” e 7% disseram não se preocupar “nem um pouco” com a possibilidade de a guerra ganhar maiores proporções.