Pesquisa CNN: Bernie Sanders se mantém na liderança na Califórnia e no Texas

Rebeca Torres
null

Crédito: Cornstalker / Creative Commons

Bernie Sanders se mantém na liderança na Califórnia e no Texas, dois dos maiores estados que vão participar da votação que acontece nesta terça-feira (3). As informações são do canal de televisão CNN.

No Texas, Sanders tem 29% de apoio entre os prováveis eleitores, o ex vice-presidente, Joe Biden, vem em seguida com 20% da preferência, o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, está em terceiro com 18% e por último vem a senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren com 15%.

Sanders e Bloomberg registraram os maiores ganhos desde a última pesquisa realizada pela CNN em dezembro do ano passado, enquanto Biden caiu 15 pontos. Já Warren, manteve-se mais ou menos equilibrada com os outros candidatos.

Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021

Na Califórnia, o cenário é um pouco diferente: Sanders lidera com 35%; no segundo lugar, há um empate triplo: Warren com 14%, Biden com 13% e Bloomberg com 12%.

Votação será decisiva

Vitórias decisivas para um único candidato, na Califórnia e no Texas – estados que premiarão mais de 600 dos 1.991 delegados necessários para garantir a indicação democrata – prometem mudar o teor de uma corrida que até há pouco parecia que ia durar um longo tempo.

Prova disso é que as pesquisas de dezembro nos dois estados, ricos em delegados, mostraram Biden bem à frente dos outros candidatos no Texas. Com Biden, Sanders e Warren todos disputando uma vitória na Califórnia.

Desde então, a maioria das pesquisas nacionais também mostram Sanders ocupando o primeiro lugar na batalha dos democratas, enquanto sua vitória nas bancas de Nevada o levou a manter uma certa vantagem em relação aos seus rivais na contagem de delegados até agora.

Quais estados participam da Super Terça

14 estados participam da Super Terça, destaque para: Alabama, Arkansas, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Utah, Vermont e Virgínia, além da Califórnia e do Texas.

São 1.357 delegados em disputa. Só da Califórnia são 415 e do Texas, 228. Desse modo, a Super Terça distribui, portanto, 34% dos delegados, que podem praticamente influenciar no resultado final.

Saiba mais:

Bernie Sanders lidera indicação presidencial em New Hampshire, diz pesquisa

Se eleito Sanders pode começar com programa de empregos de US$300 bi