Pequeno guia para um iniciante aplicar em criptomoedas: como ganhar bem, o que evitar, quando vender

Angélica Weise
Jornalista formada pela UNISC e com Mestrado pela UFSM. Escreve sobre tecnologia, política, criptomoedas e atualidades.
1

Criptomoedas! As moedas virtuais ganham cada vez mais visibilidade e são vistas como um investimento. Mas para muitos investidores aplicar em Criptomoedas representa dúvidas sobre este mercado desconhecido até então.

Em julho foi divulgado um relatório pela Statista que coloca o Brasil como o segundo país com mais investidores em Criptomoedas.

Estamos apenas atrás da Turquia. A agilidade, sem a regulação do Estado, a redução de custos, o fácil acesso as informações fez com que mais interessados investissem em Criptomoedas que são como moedas digitais criadas através de cálculos matemáticos complexos feitos por mineradores que operam computadores.

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

Conversamos com um especialista da área e que também investe em Criptomoedas, Jonatha Reis que esclareceu as principais dúvidas sobre o mercado das moedas digitais.

Entrevista com analista o financeiro

Onde investir?

Primeiramente você precisa saber onde irá querer investir no mercado de Criptomoedas. Se a opção for somente em Bitcoin você pode procurar uma corretora de credibilidade no Brasil para realizar sua compra.

 Em qual corretora comprar?

Eu particularmente indico a que possui maior giro de compra e venda de Bitcoin, que no Brasil atualmente é a Mercado Bitcoin, mas não me responsabilizo sobre o que venha a acontecer com a mesma ou com qualquer outra corretora.

Por este motivo sugiro que após a compra de seus Bitcoins você transfira para uma carteira privada onde não estará à mercê do que possa acontecer com a sua corretora de preferência. Visto as constantes mudanças na legislação sobre o assunto de Cripto no Brasil e no mundo.

Diversificação de moedas

Se você está pensando em diversificar o caminho é um pouco mais longo, mas vale a pena! Para investir em outras Criptomoedas você precisa não só de uma corretora Brasileira, mas também uma corretora internacional de credibilidade.

Como por exemplo, a corretora Binance que comercializa mais de 100 mil Bitcoins dia.

A pergunta: Por que corretora internacional se tens alguns pares de moedas no Brasil para comércio? Se você pegar o preço de compra da XRP, por exemplo no Brasil e converter o preço em dólar a XRP na corretora Binance (corretora internacional) você irá pagar em torno de 3% a 8% a mais por ela no Brasil! Ai neste momento perdemos o objetivo de investimento atrás de bons lucros! Isto acontece porque no Brasil há baixo giro de compra e venda de outros pares de cripto.

Obs* Porque acabei até mesmo falando nomes de corretoras? Porque no início eu escolhi mal algumas corretoras internacionais (corretora com baixo giro de comércio) e meus Bitcoins ficaram retidos até hoje não sei por qual motivo! Então evite corretora com baixo giro de comércio! Segue site com ranking mundial das corretoras. Clique aqui.

Estas corretoras de renome também escolhem a “dedo” qual Criptomoeda irá por para comércio no seu portifólio, e essa é uma grande sacada! Porque você já teve o olhar de uma empresa especializada na Criptomoeda que você quer comprar.

Quando comprar e quando vender?

Esta é a legítima pergunta de 1 milhão de dólares! Mas para você que é iniciante é possível ler sobre o projeto e objetivos da cripto.

Após acreditar que o projeto tem fundamento para você, o segundo passo é analisar o gráfico de preços e observar se os preços nos últimos 3 meses, por exemplo, estão no topo do gráfico ou estão no fundo do mesmo.  Assim realizando suas compras e vendas. Acesse o site da Coincheckup para consultar estes dados.

O que evitar

Quem investe ou planeja investir em Criptomoedas precisa ter em mente que um dos cuidados essenciais é evitar cair em golpes ou pirâmides. Infelizmente em 2019 diversas pessoas caírem em golpes, e perderam seus investimento. Isso levou até mesmo em um distorção da aplicação em Criptomoedas.

Por isso, é importante ficar atento. Como o consultou financeiro afirmou a escolha de uma corretora confiável é fundamental para o sucesso.

Outros cuidados em relação a aplicação de Criptomoedas é evitar utilizar computadores de outras pessoas.

E o mais importante em relação a pirâmides que envolvem Criptomoedas é desconfiar de empresas que prometem retorno rápido, algo fora do mercado atual. Desconfie de empresas que prometem retorno consideravelmente maior e se você precisa convidar mais pessoas para se associar.

Faça o seguintes questionamentos: se os rendimentos são tão bons assim, por que a empresa precisa de tantos clientes?