EconomiaInvestimentosNotícias

Passo a passo de como começar 2019 com o nome limpo

Especialistas recomendam que o consumidor deve analisar seus débitos e sua capacidade de pagamento antes de negociar suas dívidas.

Avalie este artigo!
como ter o nome limpo 955x1024 - Passo a passo de como começar 2019 com o nome limpo
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

O ano de 2018 foi marcado por um dado alarmante: cerca de 63 milhões de brasileiros estão com o nome sujo de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Assim, o desejo de muitos desses brasileiros é começar 2019 com o seu nome limpo e, para isso, o 13º salário pode ser um importante aliado. Entretanto, especialistas na área fazem um alerta para aqueles que desejam retirar o seu CPF da lista de devedores e apontam que é necessário ter cautela e estratégia nesse momento.

Para Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano, o primeiro passo e o mais importante é entender que ter dívidas não é uma situação considerada “normal”, por mais que ao redor existam diversas outras pessoas na mesma situação. Além disso, a pessoa endividada deve acreditar que é capaz de virar esse jogo e traçar um plano para sair dessa situação.

CONSULTA CPF SERASA 1024x682 - Passo a passo de como começar 2019 com o nome limpo
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Ione Amorim, economista do IDEC também aponta que o consumidor deve ter clareza de quais são as suas dívidas e, além disso, deve fazer uma avaliação de sua capacidade em cumprir um eventual acordo de pagamento. Dessa forma, é possível procurar o credor e negociar o valor dos débitos.

O devedor também deve fazer um mapeamento de quais são os seus débitos e quais são os credores. Também é importante conhecer o valor inicial da dívida e quanto o credor está cobrando de taxas e juros. Dessa forma, é mais fácil conseguir uma negociação. Amorim também explica que, em alguns casos, algo que também pode ser feito é trocar uma dívida que possui uma taxa mais alta por outra que conte com juros mais baratos.

O próximo passo é avaliar o quanto do orçamento mensal pode ser utilizado para o pagamento da dívida. Amorim faz um alerta no sentido de que o consumidor não pode se esquecer que, além do pagamento do acordo, também deverá arcar com as suas despesas mensais. Nesse sentido, é fundamental que a pessoa saiba exatamente o valor que tem disponível mensalmente para fazer o pagamento dessa dívida.

1 CDL Videira 1024x683 - Passo a passo de como começar 2019 com o nome limpo
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Outro ponto fundamental é estabelecer prioridades no pagamento dos débitos. Sempre que possível, o consumidor deve priorizar aqueles débitos dotados de juros mais elevados.

Após a quitação da dívida, o credor tem o prazo de 5 dias para retirar o CPF do devedor do cadastro de inadimplentes. Caso tenha sido estabelecido um acordo entre as partes, essa exclusão deverá ser realizada após o pagamento da primeira parcela.

Para que uma pessoa possa ter o seu nome “limpo” é necessário o pagamento da dívida, contudo, vale lembrar que, após cinco anos, o débito não pode mais constar nos bancos de dados de inadimplentes como o SPC Brasil, mas a dívida continua existindo junto ao credor.

Passo a passo para quem deseja começar o ano novo de nome limpo:

  • Defina o valor total das dívidas: primeiramente, o consumidor deve fazer um mapeamento de todos os seus débitos para saber exatamente o montante devido. Dessa forma, também é possível ter uma ideia dos juros que são cobrados e dos eventuais descontos que são oferecidos pelos credores na hipótese de uma negociação.
  • Defina o valor que pode ser pago: uma vez que o valor das dívidas tenha sido levantado é hora de verificar a capacidade de honrar com esse pagamento. O consumidor deve calcular quais são as suas despesas mensais primeiramente para verificar quanto de seu salário pode ser direcionado mensalmente para o pagamento das parcelas. Vale lembrar que nunca é recomendado comprometer 100% dos proventos mensais, pois a vida é cheia de imprevistos que podem acabar levando o consumidor a contrair novas dívidas.
  • Tente fazer uma negociação: com o valor das dívidas em mãos, o consumidor pode (e deve) procurar o credor para tentar uma negociação que caiba em seu orçamento. Caso o 13º seja utilizado para o pagamento à vista ou de um montante maior da dívida, vale pedir aquele desconto e tentar todas as formas de negociação para que seja possível quitar a dívida.
  •  Troca de uma dívida por outra com um custo menor: alguns débitos possuem juros bem altos como, por exemplo, o cheque especial e o cartão de crédito. Assim, quem possui esse tipo de dívida e tem acesso, por exemplo, a um crédito consignado, pode verificar a possibilidade de fazer uma troca de dívidas por uma que possui juros menores.
  • Priorize a quitação das dívidas que possuem juros maiores: as contas do dia a dia são aquelas que precisam ser pagas com prioridade, contudo, se o consumidor não possui essas dívidas ou já as negociou, a prioridade no pagamento deve sempre ser das dívidas que possuem juros mais altos, pois, com o passar do tempo, podem se tornar uma verdadeira “bola de neve”.
  • Hora de sair das listas sujas: após o pagamento das dívidas, o prazo para que as empresas retirem o nome do consumidor do cadastro de inadimplentes é de cinco dias. No caso de uma negociação feita em parcelas, a exclusão do nome é feita no mesmo prazo após o pagamento da primeira parcela. Vale lembrar que o atraso no pagamento das parcelas pode fazer com que o nome do consumidor volte ao cadastro de inadimplentes.

Agora que já leu a notícia, experimente o nosso teste de perfil do investidor!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close