Parlamento Europeu aprova saída da Grã-Bretanha com maioria de 621 votos

Omar Salles
null

Foto: Crédito - Divulgação, Conselho da Europa - Ursula von der Leyen

O Parlamento Europeu se reuniu e votou hoje em Estrasburgo a saída da Grâ-Bretanha da União Europeia. O Reino Unido deixará o bloco europeu no dia 31 (sexta-feira), como fixado pelo Brexit. No total, 621 parlamentares votaram a favor da saída britânica, 49 votaram contra e 13 se abstiveram, informa o site Politico. Foi uma formalidade, mas necessária para que o processo seja concluído.

Em novembro do ano passado, o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo para que a Grã-Bretanha saísse do bloco europeu, onde ingressou em 1974. Agora que o Parlamento aprovou a saída, ela deverá ser ratificada amanhã no Conselho da União Europeia, formado pelos 27 países do bloco.

“Nós sempre amaremos vocês e nunca estaremos distantes”, disse Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela ressaltou, contudo, que “nenhuma parceria” é maior que o benefício de fazer parte do bloco europeu. “Certamente, não vamos expor nossas empresas a uma concorrência injusta” advertiu os parlamentares britânicos.

Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu (centro-direita) disse que o Reino Unido não pode virar uma “Cingapura” ao lado da UE. “Só daremos a eles (britânicos) acesso ao nosso mercado se eles respeitarem nossas Leis e regras”, afirmou.