Parlamento Europeu aprova saída da Grã-Bretanha com maioria de 621 votos

Omar Salles
null

Foto: Crédito - Divulgação, Conselho da Europa - Ursula von der Leyen

O Parlamento Europeu se reuniu e votou hoje em Estrasburgo a saída da Grâ-Bretanha da União Europeia. O Reino Unido deixará o bloco europeu no dia 31 (sexta-feira), como fixado pelo Brexit. No total, 621 parlamentares votaram a favor da saída britânica, 49 votaram contra e 13 se abstiveram, informa o site Politico. Foi uma formalidade, mas necessária para que o processo seja concluído.

Em novembro do ano passado, o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo para que a Grã-Bretanha saísse do bloco europeu, onde ingressou em 1974. Agora que o Parlamento aprovou a saída, ela deverá ser ratificada amanhã no Conselho da União Europeia, formado pelos 27 países do bloco.

“Nós sempre amaremos vocês e nunca estaremos distantes”, disse Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela ressaltou, contudo, que “nenhuma parceria” é maior que o benefício de fazer parte do bloco europeu. “Certamente, não vamos expor nossas empresas a uma concorrência injusta” advertiu os parlamentares britânicos.

Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021

Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu (centro-direita) disse que o Reino Unido não pode virar uma “Cingapura” ao lado da UE. “Só daremos a eles (britânicos) acesso ao nosso mercado se eles respeitarem nossas Leis e regras”, afirmou.