Pare de investir com quem fala grego!

O que você verá neste artigo:αφήστε την τράπεζαCronos ou Zeus?Os gregos e o mercado financeiroA era dos titãsQualquer semelhança com os grandes bancos, não é mera coincidência.Uma nova eraVoltando ao nosso país tropicalOutros dados que confirmam a preguiça brasileira:Desvantagens de Investir por grandes bancosProdutosRentabilidadeAtendimentoTaxasVantagens de investir via corretoraProdutosRentabilidadeAtendimentoTaxasResumindoO mundo está mudando, e a sua forma de investir?

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

αφήστε την τράπεζα

Procuramos na mitologia grega a resposta para a dúvida mais comum de 10 entre 10 investidores: Como investir melhor?

αφήστε την τράπεζα , é a tradução em grego, para a chave do sucesso em seus investimentos: Saia do banco!

Atualmente no Brasil, cerca de 95% das pessoas ainda investem através dos grandes bancos. E isso é grave, muito grave.

O mesmo banco que te cobra taxas, atende mal, oferece poucas alternativas ou produtos que nem são considerados investimento (títulos de capitalização por exemplo).

Infelizmente, assuntos relacionados ao mercado financeiro, ainda são pouco difundidos entre a maior parte dos brasileiros e quando este vai ao banco, tem a impressão de que o gerente está falando grego!

falando-grego

Cronos ou Zeus?

Em nossa pesquisa, percebemos que os personagens antagônicos da mitologia grega, Cronos e Zeus, representam duas maneiras distintas ou ainda, dois perfis de investidores.

Clique na imagem abaixo e descubra qual dos dois, representa seu estilo de investidor.

Os gregos e o mercado financeiro

Urano (em grego: Ουρανός, lit. “o que cobre” ou “o que envolve”), na mitologia grega, era a divindade que personificava o céu. Foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra) e casou-se com sua mãe. Ambos foram ancestrais da maioria dos deuses gregos.

Traçando um paralelo com os seus investimentos, Urano seria o mercado financeiro.

A era dos titãs

a-era-dos-titas

Urano tem vários filhos, entre os quais os titãs, os ciclopes e os hecatônquiros (seres gigantes de 50 cabeças e 100 braços). Ao odiar seus filhos, mantém todos aprisionados no interior de Gaia, a Terra.

Esta então instigou seus filhos a se revoltarem contra o pai. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano, castrando seu pai com um golpe de foice. Cronos tornou-se então Senhor dos Céus.

senhor dos céus

Qualquer semelhança com os grandes bancos, não é mera coincidência.

Como tinha medo de ser destronado por causa de uma maldição de um oráculo, o titã Cronos engolia os filhos ao nascerem. Assim como os grandes bancos fazem com os pequenos.

Comeu todos, exceto Zeus, que Reia conseguiu salvar enganando Cronos ao enrolar uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca.

Cronos engolindo um de seus filhos

Uma nova era

Após chegar à idade adulta, Zeus forçou Cronos a vomitar primeiro a pedra que lhe havia sido dada em seu lugar – em Pito, sob os vales do monte Parnaso, como um sinal para os mortais. Em seguida seus irmãos, de acordo com a ordem em que haviam sido engolidos.


Exatamente o mesmo papel que as corretoras (pedras que os grandes bancos são obrigados a engolir). Imagina-se que no Brasil, ocorra o mesmo movimento migratório dos EUA, onde até os anos 80, os investimentos via Cronos, digo bancos, eram maioria.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Voltando ao nosso país tropical

Além da dificuldade de ter acesso a informações sobre o mercado financeiro, um outro mal assola o investidor brasileiro: A preguiça.

O brasileiro acostumou-se a fazer investimentos no mesmo banco onde tem sua conta salário, não se importando se as taxas cobradas são altas, se os retornos são pífios ou se há centenas de alternativas melhores disponíveis.

A escolha por este ou aquele investimento, normalmente é feita através de uma ligação telefônica onde o gerente sugere o produto, sem maiores explicações e o cliente aceita, para se livrar do incômodo do contato telefônico. Os bancos agradecem!

Outros dados que confirmam a preguiça brasileira:

61% dos brasileiros ainda investem na poupança.
4,8 milhões dos brasileiros pagam a partir de 3% de taxas de administração, muitas vezes em fundos de renda fixa que deveriam cobrar menos de 1%.
– Nos EUA, apenas 4% dos investidores aplicam no banco. O restante procura instituições especializadas em investimentos.

Desvantagens de Investir por grandes bancos

Produtos

Costumeiramente, os bancos costumam restringir a oferta de investimentos aos seus próprios produtos. Isto tira do investidor, a liberdade de optar por um produto mais rentável, alocado em outro banco.

Para ter acesso a uma plataforma que alcance produtos de outras instituições, o investidor precisa ter um patrimônio líquido acima de R$1 Milhão (na maior parte das vezes).
Esta falta de opções, afeta diretamente o nosso próximo tópico…

Rentabilidade

Aqui a conta é simples: Como a oferta é restrita a produtos da plataforma do banco, o investidor perde toda a capacidade de “pechinchar” um produto que pague mais (ofertado por outro banco).

Em via de regra, quanto maior o banco, menor a rentabilidade oferecida. A razão é bastante simples. Eles já são grandes, possuem milhares de clientes e bilhões de reais sob custodia, logo, não precisam pagar um retorno muito alto.

grandes bancos, pouca rentabilidade

Já em um banco de menor porte, a lógica é inversa: Ele precisa oferecer uma rentabilidade maior, para atrair mais clientes e por consequência, mais dinheiro.

bancos-pequenos,-muita-rentabiliade

Atendimento

Note como uma coisa leva a outra: As razões pela qual os grandes bancos costumam oferecer um péssimo atendimento, são basicamente as mesmas!

Além da habilidade de falar grego, gerentes de banco costumam atender em média 700 contas! Você deve imaginar que é impossível dar atenção, estudar o perfil e as necessidades de cada uma delas e ainda oferecer o produto ideal!

Além disso, precisa tratar de uma infinidade de produtos financeiros, ou seja, todas estas atribuições o impedem de ser um especialista na área de investimentos.

Taxas

Grandes bancos possuem grandes custos. manter sua rede de agências, pagar seus funcionários, segurança e etc., custa caro! Uma das formas encontradas por eles, para manter sua estrutura funcionando, é te cobrando taxas!

Vantagens de investir via corretora

Produtos

As corretoras funcionam como uma espécie de supermercado de investimentos, uma vez que ofertam produtos de diversos bancos através de uma única plataforma.

supermercado-dos-bancos
Via corretora, o investidor consegue distribuir sua carteira de investimentos em várias instituições financeiras diferentes, tendo livre escolha em optar por aquela que lhe pague a melhor rentabilidade.

Rentabilidade

Como o leque de opções é maior dentro da plataforma da corretora, cabe ao investidor optar pelo produto mais rentável. Plataformas como a da XP Investimentos por exemplo, dão acesso a aproximadamente 60 bancos, acessíveis através de uma única conta!

rentabilidade
O cliente levado ao banco via corretora, não gera nenhum custo para a instituição financeira e isso permite ao banco, ofertar uma taxa que muitas vezes e até maior que a oferecida aos seus correntistas.

Atendimento

Algumas corretoras oferecem aos seus clientes, um assessor de investimentos. Este profissional é credenciado e especializado em investimentos.

atendimento
Sua maior atribuição é entender os objetivos e perfil de cada investidor, de modo a indicar produtos condizentes com as suas necessidades.

Taxas

Aqui talvez a melhor notícia de todas: Muitas corretoras, entre elas a XP, trabalham com taxa zero.

Resumindo

A maior empresa de táxi do mundo, possui uma incrível frota de 0 veículos. A empresa de mídia mais popular do globo, o facebook, não produz conteúdo algum e o maior varejista do planeta se chama Alibaba e não tem um mísero depósito sequer.

Na contramão de tudo isso, a maior parte dos brasileiros toda vez que você pensa em investir o seu dinheiro, acaba por sentar-se na cadeira do seu gerente de banco. Uma estratégia tão moderna quanto uma vídeo locadora!

O mundo está mudando, e a sua forma de investir?
A-FORMULA

A Fórmula: Saia do Banco!

[banner id=”teste-perfil”]

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.