P/Ebit mostra se ação está cara ou barata; veja como funciona

Natalia Gómez
Editora, é jornalista especializada no mercado de investimentos há 17 anos. Formada pela PUC-SP, teve experiências em veículos como Agência Estado, Valor Econômico e Revista Você SA; e na área de comunicação corporativa e relações públicas para instituições financeiras.

Você quer saber se o preço de uma ação está caro ou barato? Uma das formas de descobrir é usando o indicador P/Ebit.

Ele representa a relação entre o preço da ação e o Ebit da companhia, dividindo um indicador pelo outro.

O que é Ebit?

Primeiramente, para começar a entender o que é este indicador, é importante explicar o que é Ebit.

Ebit é uma sigla em inglês que significa earnings before interest and taxes. Ou seja, lucro antes de juros e impostos sobre a Renda.

No entanto, no Brasil, este indicador também conhecido como LAJIR.

Em outras palavras, o Ebit mostra quanto a empresa teve de lucro se só considerar as operações realizadas pela sua atividade fim.

O indicador não considera despesas ou receitas financeiras nem os gastos com impostos.

Vale destacar que existe outra sigla muito conhecida que se parece bastante com esta: o Ebitda. A diferença é que o Ebitda significa earnings before interest, taxes, depreciation, and amortization. Ou seja, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Qual a vantagem do P/Ebit?

Existem outros indicadores que mostram se ação está barata, como o Preço por Lucro. No entanto, a vantagem do P/Ebit é que ele mostra qual é a lucratividade da empresa em relação à sua atividade principal.

Ou seja, muitas vezes o lucro da empresa pode ser afetado por fatores não recorrentes, como a venda de ativos. Isso aumentar o lucro e dar uma visão distorcida da relação entre preço e lucro, já que o negócio em si não mudou, mas o lucro sim.

O P/Ebit, por sua vez, vai focar na relação entre o preço da ação e o lucro operacional gerado pela companhia. Por isso, é um retrato mais fiel da operação da empresa, refletindo sua produtividade e eficiência.

Como interpretar este dado

Uma forma interessante de utilizar o P/Ebit é comparar o indicador entre empresas do mesmo setor. Ou seja, é bom evitar a comparação entre empresas de setores muito diferentes, que têm níveis de Ebit distintos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Outro cuidado na interepretação deste dado é sempre lembrar que se trata de uma fotografia do passado, e pode não se refletir nos resultados futuros da empresa.