Os impactos dos ataques ao petróleo na Arábia Saudita e a economia global

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Bruce Bennett/Getty Images

Em um mercado marcado por tensão e temor de desaceleração global, o ataque as refinarias de petróleo na Arábia Saudita podem trazer novas perspectivas ao cenário econômico.

O Petróleo é hoje, a matéria-prima mais importante do mundo e qualquer acontecimento que afete o seu fornecimento mexe com a economia. E foi isso que aconteceu neste domingo, dia 15, um ataque com drones à refinarias na Arábia Saudita fez o preço do barril do petróleo saltar 18%.

A Arábia Saudita é responsável, sozinha, por quase 10% do petróleo que é consumido no mundo. Devido ao ataque, a empresa saudita precisou reduzir a produção pela metade. Outro fator que faz o preço do barril aumentar ainda mais são as sanções impostas pelos EUA. Venezuela e Irã, dois gigantes em reservas de petróleo, não participam do mercado mundial. Os EUA inclusive insistem que o Irã é responsável pelo atentado, podendo isso gerar novas complicações para o país.

Poucas horas após os ataques o mercado já reagiu. Ontem, o barril já era negociado por 10,83 dólares a mais que a última cotação antes do atendado. Impacto que pode aumentar durante o dia de hoje.

Por que os ataques impactam tanto o mercado?

A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo. Todos os olhos não estão virados para lá só por causa do ataque, mas sim por novas tensões. Hoje, o reino saudita é o principal aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Essa aproximação e diversas sanções ao governo do Irã motivam uma série de conflitos na região.

Há menos de um mêsum grupo também usando drones, atacou instalações da empresa Saudi Aramco, petrolífera saudita. Desta vez, o ataque fez o preço dos barris disparar.

O petróleo é o produto mais importante para economia. Além disso, é uma ferramenta política. Quando dois gigantes como Irã e Venezuela saíram do mercado mundial, o mundo passou a depender mais ainda de outros poucos países.

Uma alta no preço do barril pode afetar drasticamente a economia global. Por exemplo, esta subida nos preços pode prejudicar a renda e os gastos das pessoas e, ainda pode resultar em um aumento na inflação.

O petróleo é a principal matriz energética do mundo. Isto é, muitos países dependem do material para gerarem energia. Além disso, o material é a principal fonte de combustíveis. Um aumento no barril, impacta na conta de luz e no preço do litro da gasolina.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A alta no preço dos barris e as tensões geopolíticas afetam o comportamento do mercado. O índice VIX,que mede a volatilidade de ações, conhecido como “índice do medo”, reage com alta de 8%, fazendo o mercado migrar para investimentos mais seguros.

Alta nos preços do petróleo favorece à quem?

Com a instabilidade na Arábia Saudita e a possibilidade futuros ataques, o mercado mira em outros fornecedores. Com dois gigantes do petróleo fora do mercado, países com reservas menores devem ganhar mais foco.

No Brasil, as ações da Petrobras se valorizam no dia de hoje. O aumento vai depender de alguns desdobramentos. Até o momento, não foi divulgado o tamanho do impacto dos ataques na petrolífera saudita. Mas analistas de mercado já estudam o tamanho dos impactos.

Os preços podem manter uma alta de até 14 dólares por barril, caso a interrupção de parte da produção passe de um mês. Além disso, as incertezas no Oriente Médio podem contribuir para um aumento ainda maior.

Com a alta nos preços do barril, os países com economia emergente são os mais beneficiados. Isso porque são os principais produtores de petróleo do mundo. Mas no final, a instabilidade no Oriente Médio pode afetar a economia global. Durante a semana novos desdobramentos devem definir o futuro global.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.