Os Axiomas de Zurique: livro revela as 12 regras dos banqueiros suíços

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

Considerado um dos mais populares livros sobre investimentos do mundo, Os Axiomas de Zurique foi escrito pelo jornalista Max Gunther.

Ele revela os segredos de um grupo de homens que, pós-Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo. De ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras, eles ganharam muito dinheiro especulando e transformaram a Suíça em um dos países mais ricos do mundo.

Em Os Axiomas de Zurique, o autor apresenta as regras e princípios infalíveis que os banqueiros criaram para diminuir riscos e aumentar lucros.

Conheça a FinTwit, o maior fórum de finanças do mundo.

Hoje o Twitter é pauta na Money Week.

Admirados por alguns, criticado por outros, o livro trata o mercado financeiro como um grande local de especulação, e não diferencia investidores de longo prazo daqueles de curto prazo. “Todo mundo quer ganhar, é claro. Mas nem todo mundo quer apostar”, afirma o autor.

Fato é que livro de Gunther é uma das mais populares obras e se tornou um sucesso de vendas no mundo dos investimentos.

Os Axiomas de Zurique é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. São obras que eles leram, gostaram e indicam.

Princípios para as finanças e para a vida

A expressão que dá nome ao título teria sido cunhada pelo clube de banqueiros e empresários suíços. Segundo Max Gunther, seu pai foi um dos criadores dos axiomas de Zurique.

Os 12 grandes axiomas são focados na especulação (junto com outros 16 axiomas menores). Assim, são indicados para investidores que têm apetite ao risco. Mas também trazem lições básicas para todo tipo de investidor.

Saber calcular riscos é o mote do livro, publicado pela primeira vez em 1985. A obra apresenta as regras criadas pelo clube de investidores suíços, que fizeram sucesso em Wall Street.

A linguagem é de fácil entendimento. Assim, os princípios podem ser usados tanto nas finanças quanto em outras áreas, como a vida pessoal ou profissional.

  • Clique aqui para comprar na Amazon Os Axiomas de Zurique 

Sobre o autor

Max Gunther foi um jornalista e escritor especializado em economia e finanças. Segundo ele, seu pai foi um dos formuladores dos axiomas. Ele escreveu 26 livros , entre eles “Os Axiomas de Zurique”, “O Fator Sorte”, “Milionários Instantâneos” e “Os muito, muito ricos e como eles conseguiram chegar lá”.

Gunther tinha experiência no mercado de ações. Com 13 anos, teve seu primeiro ganho de capital no mercado de ações e não parou de lucrar desde então.

Ele nasceu na Inglaterra, mas foi para os Estados Unidos aos 11 anos, onde se graduou pela Universidade de Princeton e começou sua carreira.

Por fim, o autor de Os Axiomas de Zurique trabalhou em grandes veículos de comunicação, como a Business  Magazine e a revista Time. Também foi colaborador da Playboy e do Sunday Evening Post. Morreu em 1988.