Os 10 melhores fundos de investimentos de 2019 | 1º Semestre

Carlos Henrique de S. e Silva
Carlos Henrique é especialista de investimentos certificado pelo CEA® e PQO®. Em sua trajetória esteve em grande instituições como o Banco Volkswagen, XP Investimentos e Banco Itaú. Hoje atuo como redator de conteúdo na EuQueroInvestir! e como assessor de investimentos.
1

Crédito: Crédito: Mohamed Hassan / Pixabay

Conheça os melhores fundos de investimentos do mercado brasileiro e suas rentabilidades até o mês de Julho de 2019.

Os Fundos Multimercado são alternativas para diversificar sua carteira de investimentos através de estratégias na bolsa brasileira, estrangeira, juros, câmbios entre outros. Esses fundos têm como característica a grande diversidade, o que dá às estratégias maior ou menor exposição e grau de risco. Dessa forma, levando ou não a uma maior rentabilidade.

Os melhores fundos do 1º semestre de 2019

Vamos comentar abaixo sobre os 10 melhores fundos do último semestre. Ou seja, vamos detalhar a estratégia utilizada, rentabilidade e como cada uma dessas acessa diferentes mercados. Em outras palavras, vamos dissecar cada um dos fundos multimercados e seus posicionamentos:

Nome do FundoRentabilidade Bruta
Até Jul/19Últ. 12 meses
Logos FICFI Mult58,08%43,67%
CSHG Eagle FI Mult40,37%117,96%
E2m Estrategia FI Mult31,95%42,57%
FI Bonus Mult28,77%47,46%
Ac2 All Markets FICFI Mult26,03%25,23%
Canvas Vector S Fc FI Mult25,91%30,28%
Safari Fcfi Mult24,80%30,77%
Safari Fc FI Mult II24,58%30,40%
Tavola Absoluto FI Mult23,52%47,59%
Canvas Vector CSHG Fc FI Mult21,71%25,18%

Para comparação, o CDI (taxa média de mercado) e o Ibovespa (pincipal índice da bolsa brasileira).

ÍndicesAté Jul/19Últ. 12 meses
CDI3,99%6,35%
Ibovespa11,87%29,00%

Como identificar os fundos pela estratégia

Por mais que os fundos sejam caracterizados como Multimercado, cada um deles pode ter especificidades em suas posições a fim de auferir ganho em mercados distintos. Para tanto é necessário entender as características que os diferenciam.

Long Biased:

Os fundos multimercado com estratégia Long Biased possuem a maior parcela de sua estratégia em ações e, podem entrar comprados e/ou vendidos em posições na bolsa. Fazendo, desta maneira, com que sejam versáteis no momento em que gestor supor que haverá um período de volatilidade negativa ou positiva na bolsa. Podendo ter estratégia direcional comprado (viés de alta) ou vendido (viés de baixa).

Os fundos que têm essa característica são o Logos FIC FIM, Safari FIM e Safari FIM II.

Os fundos Macro

Os fundos multimercado macro têm estratégias diversificadas em posições de ações brasileiras e internacionais, moedas internacionais, renda fixa, derivativos entre outras posições. Os fundos com essa característica são famosos por investirem em países com perspectiva de crise. Assim, realizando posicionamentos vendidos. E, quando há perspectiva de crescimento, posicionamentos comprados em ações, juros ou moedas desse país ou até mesmo do Brasil.

Vale ressaltar que, as posições internacionais são feitas com pequenas parcelas da carteira se o fundo for destinado a investidores em geral.

No entanto, existem fundos que podem investir em ativos internacionais por mais que 20% da carteira total. Por delimitação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), esses devem ser destinados à investidores qualificados.

Os fundos com essa característica são o CSHG Eagle, E2m Estratégia, FI Bônus, Ac2 All Markets (para investidores qualificados), Canvas Vector Canvas Vector CSHG.

Long & Short Direcional

Os fundos Long & Short Direcional são os fundos que têm posições em ações compradas e vendidas simultaneamente buscando, deste modo, uma arbitragem entre os dois pontos.

Dessa forma, as posições devem ser financeiramente iguais e correlacionadas. Por exemplo: Comprado em PETR3 e vendido em PETR4 ou – para operações Long & Short de mesmo setor – comprado em ações da CSN e vendido em ações de Usiminas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Fundos como esses podem ser Neutros ou Direcionais. Dessa maneira, os neutros fazem posições compradas e vendidas iguais financeiramente. Assim, os direcionais fazem posições com financeiro diferente beneficiando a alta do ativo ou baixa do mesmo dependendo da visão do gestor.

O fundo que se encaixa nessa característica é o Tavola Absoluto FIM.

Como acessar essas estratégias?

Como acessar os fundos

Crédito: Mohamed hassan / Public Domain Pictures

Desta maneira, a fim de acessar as estratégias dos fundos é necessário estar vinculado a uma instituição financeira e que o investidor tenha perfil Moderado ou Agressivo como seu perfil de investidor. E caso o investidor queira comparar esses e outros fundos, utilize a ferramenta Comparador de Fundos nesse link: https://www.comparadordefundos.com.br/

Além disso, cada uma dessas estratégias têm delimitações de aplicações mínimas para primeiros aportes variando de R$ 100,00 a R$ 300.000,00. Assim, indicamos o acompanhamento de um especialista de investimentos para selecionar a melhor estratégia para você, seu perfil e seu bolso.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.