Os 10 melhores fundos de investimento de 2019

Carlos Henrique de S. e Silva
Carlos Henrique é especialista de investimentos certificado pelo CEA® e PQO®. Em sua trajetória esteve em grande instituições como o Banco Volkswagen, XP Investimentos e Banco Itaú. Hoje atuo como redator de conteúdo na EuQueroInvestir! e como assessor de investimentos.
1

Crédito: Crédito: Mohamed Hassan / Pixabay

Conheça os melhores fundos de investimentos do mercado brasileiro e suas rentabilidades até o mês de Novembro de 2019.

Os Fundos Multimercado são alternativas para diversificar sua carteira de investimentos através de estratégias na bolsa brasileira, estrangeira, juros, câmbios entre outros. Esses fundos têm como característica a grande diversidade, o que dá às estratégias maior ou menor exposição e grau de risco. Dessa forma, levando ou não a uma maior rentabilidade.

Os Fundos de Ações são alternativa para quem busca exposição em renda variável com diversas estratégias de atuação. Podendo atuar somente comprados, comprados e vendidos, em derivativos ou não, alavancados ou não. Então fique ligado na estratégia dos fundos antes de optar por comprar cotas de um deles.

comprar ou vender ações

Os melhores fundos de investimento de 2019

Nesse artigo, estão os 10 melhores fundos de 2019 ofertados pela XP Investimentos, não pela rentabilidade histórica e recorrência de ganhos, mas pura e simplismente, pela sua rentabilidade nesse ano.

Além disso, verá detalhes das estratégias utilizadas pelos fundos, e como cada um acessa diferentes mercados, podendo criar uma excelente diversificação de carteira.

 

PosiçãoNome do FundoRentabilidade Bruta
Até Nov/19Últ. 12 meses
1Equitas Selection FIC FIA41,97%43,41%
2Kiron FIC FIA41,35%50,56%
3HIX Capital FIA41,05%46,72%
4Brasil Capital 30 FIC FIA40,87%43,55%
5XP Dividendos FIA40,53%47,29%
6Geo Empresas Globais FIC FIA IE40,01%29,16%
7Constellation Institucional FIC FIA39,71%40,96%
8XP Dividendos 30 FIC FIA39,58%46,11%
9Western Asset FIA BDR Nivel I39,31%32,37%
10Trend Bolsa Americana Dolar FIM39,25%

Para comparação, o CDI (taxa média de mercado) e o Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira).

 

ÍndicesAté Nov/19
CDI5,16%
Ibovespa23,35%

Como identificar os fundos pela estratégia e tipo

Por mais que os fundos sejam caracterizados como Multimercado ou de Ações, cada um deles pode ter especificidades em suas posições a fim de auferir ganho em mercados distintos. Para tanto é necessário entender as características que os diferenciam e pesquisar mais a fundo antes de optar por um ou outro para garantir que o fundo se enquadra no seu Perfil de Investidor e de Risco.

Então recomendo que antes de optar por um Fundo de Investimento, faça o Teste de Perfil de Investidor clicando neste link: Perfil de Investidor.

E se quiser ajuda para escolher os melhores Fundos para seu Perfil e montar uma carteira de investimentos adequada, clique aqui: Falar com Especialista. Ou ligue direto para o maior escritório de investimentod do Brasil, o EQI Investimentos pelo telefone: 4007-2374.

Long Biased

Os fundos com estratégia Long Biased possuem a maior parcela de sua estratégia em ações e, podem entrar comprados e/ou vendidos em posições na bolsa. Fazendo, desta maneira, com que sejam versáteis no momento em que o gestor supor que haverá um período de volatilidade negativa ou positiva na bolsa. Podendo ter estratégia direcional comprado (viés de alta) ou vendido (viés de baixa).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Os Fundos Macro

Os Fundos Macro têm estratégias diversificadas em posições de ações brasileiras e internacionais, moedas internacionais, renda fixa, derivativos entre outras posições. Os fundos com essa característica são famosos por investirem em países com perspectiva de crise. Assim, realizando posicionamentos vendidos. E, quando há perspectiva de crescimento, posicionamentos comprados em ações, juros ou moedas desse país ou até mesmo do Brasil.

Vale ressaltar que, as posições internacionais são feitas com pequenas parcelas da carteira se o fundo for destinado a investidores em geral.

No entanto, existem fundos que podem investir em ativos internacionais por mais que 20% da carteira total. Por delimitação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), esses devem ser destinados à investidores qualificados.

Long & Short

Os Fundos Long & Short são os fundos que têm posições em ações compradas e vendidas simultaneamente buscando, deste modo, uma arbitragem entre os dois pontos.

Dessa forma, as posições devem ser financeiramente iguais e correlacionadas. Por exemplo: Comprado em PETR3 e vendido em PETR4 ou – para operações Long & Short de mesmo setor – comprado em ações da CSN e vendido em ações de Usiminas.

Fundos como esses podem ser Neutros ou Direcionais. Dessa maneira, os neutros fazem posições compradas e vendidas iguais financeiramente. Assim, os direcionais fazem posições com financeiro diferente beneficiando a alta do ativo ou baixa do mesmo dependendo da visão do gestor.

Fundos BDR

Os Fundos BDR são os fundos com posição em empresas americanas através de BDR (Brazilian Depositary Receipt). Um certificado de depósito de valores mobiliários é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior.

Então esses fundos investem em sua maioria em empresas dos EUA como Amazon, Netflix, Mastercard, Coca-Cola e outras pela B3, buscando rendimentos acima do benchmark americano, o S&P.

Fundos IE

Já os Fundos FIA IE são Fundos com exposição internacional, com investimentos em ativos no exterior. Esses fundos sofrem impacto de câmbio e de variações em diferentes economias dependendo da escolha dos ativos do Fundo. É ótimo para quem busca diversificação de economias.

Quando o Brasil entrou em recessão diferentemente da maior parte do mundo, era uma excelente opção para quem buscava melhores retornos sem sofrer com o risco Brasil.

Como acessar essas estratégias?

Como acessar os fundos

Crédito: Mohamed hassan / Public Domain Pictures

Desta maneira, a fim de acessar as estratégias dos fundos é necessário estar vinculado a uma instituição financeira e que o investidor tenha perfil Moderado ou Agressivo como seu perfil de investidor. E caso o investidor queira comparar esses e outros fundos, utilize a ferramenta Comparador de Fundos nesse link: https://www.comparadordefundos.com.br/

Além disso, cada uma dessas estratégias têm delimitações de aplicações mínimas para primeiros aportes variando de R$ 100,00 a R$ 300.000,00. Assim, indico o acompanhamento de um especialista de investimentos para selecionar a melhor estratégia para você, seu perfil e seu bolso.

Quando, onde e quanto investir

Esta é a função de um Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior do que o gerente do seu banco ou corretoras digitais e monitorar o mercado em busca de oportunidades que se enquadram em sua realidade, são atribuições do Assessor de Investimentos.

O papel dele é unir seus objetivos pessoas e profissionais, momento financeiro, perfil de investidor e avaliar o mercado para te apoiar com os melhores investimentos que estiverem alinhados com seu momento.

Disponibilizo abaixo, a oportunidade de você realizar um diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre investimentos, conversando com um especialista no assunto. É só preencher o formulário ou ligar diretamente para 4007-2374

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.