Oriente Médio: Trump pretende apresentar plano de paz para a região essa semana

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor

Crédito: Imagem/reprodução/bbc

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que apresentará o aguardado plano de paz para o Oriente Médio já na próxima semana, antes de encerrar janeiro e antes que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu visite Washington, o que está marcado para a próxima semana. A princípio, tal anúncio será feito na terça-feira (28).

Trump falou a repórteres no Força Aérea Um, o avião presidencial, a caminho de Miami para um evento político. A Reuters informa que o presidente disse que os palestinos podem reagir negativamente a seu plano a princípio, mas que a proposta os beneficiará.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

“É um ótimo plano. É um plano que realmente funcionará”, disse, fazendo suspense.

Visitas

Além de Netanyahu, a Casa Branca anunciou em nota que Benny Gantz, rival de Netanyahu nas eleições legislativas de março, “aceitou também o convite de vir a Washington”. O governo americano não informou se as visitas acontecerão no mesmo dia, o que poderia causar uma saia-justa.

“Estados Unidos e Israel são fortes parceiros, e a visita do primeiro-ministro é uma oportunidade para discutir sobre nossos interesses compartilhados em segurança regional e nacional”, diz a nota.

A Autoridade Palestina informou, em comunicado, que não aceita um projeto de paz norte-americano para o Oriente Médio.

Com informações do G1 e da Reuters.