Oracle negocia adquirir operações do TikTok nos EUA, diz CNBC

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: Foto: Divulgação

A Oracle Corporation, reconhecida empresa de software norte-americana, está negociando assumir as operações do aplicativo TikTok nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia segundo uma fonte anônima da CNBC.

O aplicativo se popularizou neste ano, inclusive aqui no Brasil, com o compartilhamento de vídeos editáveis e competindo inclusive com o Instagram, que criou recentemente a ferramenta Reels para integrar o conteúdo viral do TikTok.

A negociação, que segue em modo confidencial, estaria acontecendo com influência de empresas de capital de risco dos EUA que trabalham com a Oracle e já possuem participação na TikTok.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

O Financial Times também divulgou anteriormente que negociações estão sendo feitas e indicou que as empresas General Atlantic e Sequoia Capital seriam duas das investidoras envolvidas.

Tanto a Oracle quanto a TikTok não quiseram comentar o assunto.

EQI Investimentos: conheça os benefícios de se ter um assessor

Microsoft também compete pelos ativos

A Oracle deve disputar o negócio com a gigante Microsoft, que também está tentando comprar as operações da TikTok há certa de um mês.

Ainda de acordo com a fonte, as duas empresas estão na frente, em relação a outros nomes que teriam demonstrado interesse nos ativos.

A notícia da CNBC aponta ainda para o fato de o cofundador e presidente executivo da Oracle, Larry Ellison, ter expressado apoio ao presidente Donald Trump, tendo inclusive arrecadado fundos para sua campanha eleitoral.

Trump ameaçou recentemente proibir o TikTok no EUA se o proprietário da ByteDance, o chinês Zhang Yiming, não desistir de seus investimentos nas operações no país até novembro.

“Há evidências confiáveis ​​que me levam a acreditar que o ByteDance pode tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”, alegou Trump em uma ordem executiva na semana passada.

Planilha de Ações: baixe e faça sua análise para investir

O interesse da Oracle

A Oracle Corporation não possui nenhuma mídia social voltada para o consumidor ou negócios de vídeo.

“Em teoria, a Oracle poderia usar os dados do cliente coletados pela TikTok para melhorar seus produtos de marketing, mas gastar dezenas de bilhões para adquirir uma empresa de mídia social para o consumidor seria uma mudança significativa para a empresa”, comenta a CNBC.

A empresa estaria se esforçado para encontrar novos caminhos de crescimento, já que a Amazon Web Services tem dominado a computação em nuvem, seguida pelo Microsoft Azure e pelo Google Cloud.

No quarto trimestre fiscal da Oracle, a receita caiu 6%, para US $ 10,4 bilhões.

A Oracle tem um histórico de aquisições, mas desacelerou em grandes negócios nos últimos anos.

Baixe a Planilha de Rebalanceamento de Carteira de Investimentos