Opinião: Suspensão do parlamento britânico “é gólpi”

Entenda o que está por trás da suspensão do parlamento britânico.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

Crédito: Crédito: STEFAN ROUSSEAU DPA

O plano do primeiro-ministro britânico Boris Johnson de suspender o Parlamento, surpreendeu não apenas a oposição.

A decisão é ancorada na surrada política do não diálogo e pode significar um prazo de validade mais curto para o mandato de Boris Johnson como premier.

Na quarta-feira (28), Johnson pediu à rainha Elizabeth II que suspendesse o parlamento britânico por cinco semanas, retornando apenas em 14 de outubro, pouco mais de duas semanas antes do prazo do Brexit.

É golpi!

A medida não se trata de algo sem precedentes, tampouco ilegal. Também é verdade que apesar de difícil, ainda deixa tempo para o parlamento dos Comuns vetar um Brexit sem acordo, se conseguir uma maioria para isso.

Mas, considerando o cenário polêmico em torno do Brexit, aprovado com uma votação muito apertada pela população, essa suspensão será a mais longa em décadas, e o motivo indicado de Johnson – de que é necessário introduzir uma agenda doméstica “ousada e ambiciosa” – é claramente e literalmente, para inglês ver.

Qual é o verdadeiro objetivo?

O primeiro-ministro parece estar apostando em dois resultados possíveis:

O primeiro deles é provocar a oposição.  Considerando que os trabalhistas estão em completa desordem e os oponentes do Brexit estão divididos em todos os outros assuntos de política pública.

A medida, portanto, tem um certo apelo estratégico. Mas qualquer procedimento desse tipo ameaçaria apenas atrasos e incertezas mais onerosos sobre o Brexit.

A segunda lógica é que a suspensão, se não for revogada pelos tribunais, frustrará os esforços para impedir que a Grã-Bretanha saia da União Europeia sem um acordo até 31 de outubro. Preservar a possibilidade de uma saída sem acordo é o núcleo da estratégia de Johnson para o Brexit, sua principal alavancagem nas negociações com a UE.

Novamente, podemos ver o sentido estratégico desta medida. Mais uma vez, porém, é grosseiramente irresponsável.

Contra a maré

A maioria no Parlamento já rejeitou uma saída sem acordo. Apenas cerca de 25% do público o apóia – na verdade, apenas metade dos que apoiam o Brexit concorda com ele. Seria o pior resultado possível para todo esse processo errado, deixando o Reino Unido mais pobre, mais fraco e indefinidamente à deriva.

Mais do que tudo, Johnson demonstrou a fraqueza de sua própria posição. Ele é um primeiro-ministro não eleito liderando um governo minoritário. Com essa legitimidade esfarrapada, ele está enfrentando a decisão mais importante que um primeiro-ministro britânico teve que tomar em décadas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

E sua posição impopular de negociação está apontando o país para a calamidade. Para escapar desse vínculo, ele escolheu manobras táticas em vez de liderança sábia.

Os partidários de Johnson acham que suspender o Parlamento é uma jogada astuta. É melhor entendido como um ato de desespero – e, se isso ainda conta na política britânica, um ataque ao interesse nacional.

Pode não ser um ultraje, do ponto de vista constitucional, mas está errado, muito errado!

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.