Opinião: Paulo Guedes, a nova CPMF e o bode na sala

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

Crédito: Crédito imagem: Arte sobre foto Sirley Ioppi

Enquanto os mercados globais aguardam Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, tirar seu coelho da cartola para socorrer a economia da zona do euro e seus fracos indicadores, em Brasília só se fala em outra coisa: A volta da CPMF.

Depois de assistir ao festival de intervenções de Donald Trump em nossa referência mais próxima ao modelo liberal, agora é a vez do ministro Paulo Guedes “aprontar” para cima dos liberais, mostrando que a água realmente parece ter passado do pescoço, no que tange as contas públicas.

Rebatizada de Contribuição sobre Pagamentos, a CP deve incidir sobre depósitos e saques em dinheiro, pagando inicialmente, a alíquota de 0,4%. Já os pagamentos via cartão (crédito e débito) pagariam, também inicialmente, 0,2% em ambos os lados da operação.

Inicialmente, porque a previsão do governo é de que as taxas venham a crescer depois de criadas. A medida promete acabar gradualmente com a tributação sobre os salários, a exemplo do IOF.

Estima-se uma arrecadação de R$150 bilhões com a CP.

O presidente Bolsonaro parece “Jair” se acostumando com a ideia, da qual sempre se manifestou de forma contrária. Até se eleger, é claro.

Guedes prometeu compensar a criação do imposto, afrouxando a alíquota do IRPJ, de 34% para 25% ou 20%. Isso no caso das empresas.

Para pessoas físicas, o plano passa por tributar dividendos e outras revisões nas aplicações financeiras, vide a retirada de isenção de IR para as LCIs e LCAs.

Rodrigo Maia já se manifestou no sentido de que a “nova CPMF” tem “muito pouco apoio” dentro da Câmara dos Deputados e diz não saber “se esse é o melhor caminho para resolver os custos das empresas com mão de obra”.

Mas bem sabemos que gordas emendas parlamentares são capazes de operar milagres em nosso congresso.

Não resta dúvida que Paulo Guedes sabe exatamente o vespeiro em que resolveu meter as mãos, até porque durante toda a campanha, seu discurso foi exatamente na contramão: o de cortar impostos.

Criar ou aumentar impostos, é sempre o caminho mais fácil, fiscalmente falando. Mas politicamente, sabemos que além de impopular é extremamente perigoso, uma vez que atinge toda a cadeia produtiva.

A não ser que o governo realmente não acredite em pesquisas…

O certo é que o bode está na sala e ele é barulhento, inquieto e malcheiroso. Existe sim, a chance de Paulo Guedes o ter colocado para mostrar que existe problema pior do que a Reforma Tributária.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Ou o poço é tão fundo, que justifique rasgar a literatura liberal?

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.