O que fazer quando não há mais opções de investimentos em renda fixa?

Weslley A. Santos
Colaborador do Torcedores
1

Se você faz parte de um grupo de investidores que já possui capital em um dos mais de 3 mil fundos de renda fixa, CDBs, títulos do tesouro e letras de crédito e não sabe mais onde investir, este artigo é perfeito para você. Assim, veja outras opções semelhantes à renda fixa, sem perder tanto em segurança e rentabilidade.

Diversificação da carteira

Diversificar sua carteira de investimentos é uma das melhores coisas que pode fazer, pois quanto maiores forem suas fontes de renda, menores as chances de perder dinheiro.

Nesse sentido, imagine que possui todo seu investimento em um único ativo. Com isso, sua rentabilidade estará limitada a ele, assim como o prazo, segurança e todas as outras variáveis.

Talvez pense que não possui mais um único ativo, pois investiu em quase todos os ativos de renda fixa. No entanto, vale destacar que ainda sim só possui investimentos em renda fixa.

Dessa forma, sua rentabilidade está diretamente relacionada tanto aos ativos de renda fixa quanto a sua segurança, prazos, liquidez e etc.

Diante desse quadro, o essencial seria diversificar um pouco de seu capital em investimento de renda variável. Desse modo, poderia conseguir rentabilidades maiores sem grandes riscos, além de uma liquidez diária e outras coisas.

Contudo, com respeito ao perfil conservador de investidores, indicarei excelentes opões dentro da própria renda fixa e opções tão seguras quanto.

Fundos de papel imobiliário

É bem provável que já tenha lido alguma coisa sobre fundos imobiliários, mas talvez não conheça a diferença entre os fundos de papel e de tijolo imobiliário.

Nessa lógica, um fundos imobiliários de tijolo são aqueles fundos que possuem imóveis físicos e lucram a partir de aluguéis, valorização e afins.

Já os fundos de papéis imobiliários são aqueles que investem em ativos imobiliários, isto é, LCA, CRI e LH.

Devido a isso, a segurança desse investimento é praticamente a mesma de um CDB, por exemplo. Além disso, a rentabilidade pode ser um pouco superior.

Dessa maneira, é só lembrar-se da gestão de um fundo, que é feita por um gerente. Assim, normalmente, o gerente de um fundo escolherá os melhores ativos do mercado para aplicar e avaliar constantemente, o que potencializa sua rentabilidade.

Em outro lado, há ainda a segurança trazida pelos títulos que são em maior parte de renda fixa, protegidos pelo FGC e livres de Imposto de Renda.

Caso queira saber mais sobre fundos imobiliários recomendo a leitura de dois artigos:

Fundo imobiliário de papel: alternativo à renda fixa

É possível viver de renda com fundos imobiliários? Veja dicas

Recibo de Depósito Bancário (RDB)

Uma outra excelente opção, ainda dentro da renda fixa, são os Recibos de Depósito Bancário que se assemelham bastante aos CDBs.

Um RDB é emitido por uma instituição financeira a fim de captar recursos e desempenhar suas atividades, exatamente como os CDBs.

RDB x CDB: Qual a diferença?

A diferença inicial está na emissão do título. Dessa maneira, enquanto os Certificados de Depósitos Bancários são emitidos exclusivamente por bancos, os Recibos de Depósitos Bancários possuem uma variedade maior de emissão.

Assim, um RDB pode ser emitido não só por um banco como também por cooperativas e sociedades de crédito e financiamento.

Uma outra diferença é quanto a liquidez. Nesse sentido, os CDBs podem permitir resgate antes do vencimento e têm liquidez diária. Não obstante, os RDBs, normalmente, só podem ser resgatados no dia de seu vencimento e, portanto, não possuem liquidez antes do vencimento.

Como investir em RDB?

Investimentos desse tipo costumam ser um pouco mais difíceis de serem encontrados. No entanto, continuam sendo uma das melhores opções de investimentos para quem preza pela segurança.

De modo geral, os principais emissores desses títulos costumam ser os bancos comerciais, bancos de investimentos e sociedades de créditos.

Há uma maneira muito simples de se investir em RDB, que é por meio da NuConta do Nubank. Assim, a NuConta rende 100% do CDI diariamente e o banco lhe dá a opção de colocar seu dinheiro em RDBs do banco, com o mesmo rendimento. Nesse caso, a liquidez é diária e não há prazo de vencimento.

Para realizar um investimento na NuConta é simples, basta depositar o dinheiro na sua conta e ele renderá automaticamente.

Outras opções

Fundos de papel imobiliário e RDBs são as melhores alternativas para quem tem um perfil conservador de investimento, haja vista a segurança e proteção do FGC. Dessa forma, são excelente opções para quem já não sabe mais onde investir da mesma maneira.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Entretanto, há ainda outras opções possíveis de investimentos excelentes.

PicPay: o aplicativo que rende 100% do CDI

O PicPay é um aplicativo que lhe permite pagar contas, receber dinheiro, recarregar celular e diversas outras coisas, tudo isso sem taxas. Além disso, o aplicativo frequentemente faz ofertas de cashbacks nos pagamentos, ou seja, você recarrega seu celular e ganha 10 reais de volta, por exemplo.

O PicPay é uma excelente opção, pois além de tudo isso o dinheiro da sua conta rende 100% do CDI diariamente e com liquidez diária. Assim, para que seu dinheiro renda, basta transferi-lo ou deposita-lo na conta do PicPay.

O melhor disso tudo é que pode deixar seu dinheiro rendendo e utilizá-lo quando quiser paga pagar alguém, alguma conta ou praticamente qualquer coisa. Desse modo, se mostra como uma das melhores opções de investimentos para uma reserva de emergência.

Para baixar o aplicativo e ganhar R$ 10 de cashback para seu primeiro pagamento via cartão de crédito é só clicar aqui.

Ações de empresas sólidas

Investir em ações pode parecer um tabu para quem possui um perfil mais conservador. No entanto, investir ações de empresas sólidas como a Magazine Luíza e os grandes bancos podem ser uma excelente opção.

Com isso, conseguiria aumentar seu rendimento e diversificar ainda mais a sua carteira com uma boa margem de segurança. Ademais, vale lembrar que ações são uma das melhores opções de investimentos para maiores ganhos.

Como você provavelmente tem um perfil conservador, procure um especialista para lhe auxiliar na escolha e invista pouca parte de seu patrimônio, com certeza não irá se arrepender.

Considerações finais

Esse artigo foi redigido pensando em pessoas de perfil conservador por se tratar exclusivamente de renda fixa.

Desse modo, investimentos como CRA, CRI, FIDC, Debêntures não foram tratados porque, mesmo sendo investimentos de renda fixa, apresentam riscos maiores que não condizem com o perfil. Portanto, esses outros ativos não são as melhores opções de investimentos para perfis conservadores.

Por fim, é sempre uma boa opção consultar um assessor de investimentos antes de tudo, para fazer escolhas ainda mais certeiras e de acordo com seus objetivos. Nesse sentido, a equipe EQI possui profissionais de excelência para lhe auxiliar nesse processo.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.