OMS batiza novo coronavírus de Covid-19 e diz que vacina só em 18 meses

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor
1

Crédito: Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente definiu nesta terça-feira (11) que a doença respiratória provocada pela infecção do novo coronavírus será chamada de Covid-19. A comunidade internacional, especialmente os chineses, clamavam por uma solução rápida com relação ao nome.

Isso porque muitos chineses e descendentes passaram a ser alvo de ataques preconceituosos e xenófobos ao redor do mundo.

Até aqui, ele era conhecido apenas como “coronavírus”, embora esse seja apenas nome do grupo de vírus a que ele pertence. Até aqui, era chamado apenas de 2019-nCoV.

Crystal Watson, professora-assistente do Centro para Segurança da Saúde da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, explica que “a nomeação de um novo vírus costuma demorar bastante e o foco até agora tem sido a resposta de saúde pública, o que é compreensível. O perigo quando você não tem um nome oficial é que as pessoas comecem a usar termos como ‘vírus da China’, e isso pode criar uma discriminação contra certas populações”.

Regras para nomenclatura

Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diz que “ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes. Com a falta de uma identificação oficial, alguns veículos internacionais descreviam a doença como coronavírus de Wuhan”.

Covid-19 segue uma regra internacional para não se fazer referência a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas. Nada de “gripe suína”, “febre do macaco” ou “vírus chinês”. As regras pedem também que o nome seja pronunciável na maioria dos idiomas.

Covid-19 leva os termos, em inglês, “corona virus disease”, ou “doença do coronavírus”, e o ano em que ele apareceu, 2019, em Wuhan, na China, reconhecido como o epicentro do surto.

Vacina

Ghebreyesus, afirmou também que uma vacina contra o Covid-19 pode levar pelo menos 18 meses para ficar pronta: “a primeira vacina pode ficar pronta em 18 meses, portanto, por enquanto, devemos nos preparar para usar as armas que temos à mão na luta contra este vírus”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Para ele, o Covid-19 é o atual “inimigo público número um para toda a humanidade”, com consequências políticas, sociais e econômicas “piores do que as de qualquer ato terrorista”.

Hoje e amanhã (quarta-feira, 13), na sede da OMS, em Genebra, se reunirão mais de 400 especialistas de todo o mundo em virologia, epidemiologia e outros campos científicos para estudar formas de pesquisar o Covid-19 e possíveis tratamentos e vacinas.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374