OMS divulga 367 novos casos de coronavírus fora da China em 24 horas

Joana Kurtz
null

Crédito: Coleta de amostras para realização de exames de identificação do novo coronavírus - Warley de Andrade/TV Brasil

O boletim mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado neste domingo (23), aponta que, de sábado para domingo, foram contabilizados 367 novos casos confirmados de coronavírus fora da China.

Com isso, o número total de infectados em 28 países (excluindo a China) subiu para 1769, até domingo.

Ainda de sábado para domingo, ocorreram seis mortes fora da China, fazendo com que o total atingisse ao menos 17 – este número não contabiliza dados desta segunda-feira.

Na China, foram contabilizados, até domingo, 650 novos casos, com o total de infectados somando 77,042 mil. Em todo o mundo, são 78,811 mil casos.

A avaliação de nível risco da OMS é classificada como “muito alta” na China e “alta” globalmente.

Coreia do Sul: 7 mortos e 833 casos confirmados

O site do Centro de controle e prevenção de doenças da Coreia do Sul (KCDC, Korea Centers for Disease Control and Prevention) diz que, às 16 horas de segunda-feira, no horário local, 70 novos casos foram confirmados no país, na comparação com o levantamento que havia sido feito pela manhã.

Com isso, o total de confirmados atingiu 833. O número de mortos somava 7. É o país mais afetado depois da China.

A Coreia do Sul elevou o alerta sobre o coronavírus ao nível mais alto.

Itália e Irã

Segundo notícia do The Telegraph desta segunda-feira, cinco pessoas morreram na Itália e 50 mil pessoas de 11 cidades estão em quarentena.

No Irã, por sua vez, são 28 casos confirmados até domingo, com 5 mortos, de acordo com a OMS.

Japão

Nesta segunda-feira, o Japão confirmou 844 casos de coronavírus, incluindo 691 do navio de cruzeiro Diamond Princess. As informações são da agência de notícias japonesa NHK.

Outros países

Segundo informações da agência de notícias chinesa Global Times, o Afeganistão confirmou o primeiro caso de coronavírus.

Além disso, o primeiro caso de coronavírus foi também relatado no Bahrein, informou a agência de notícias estatal na segunda-feira, citando o Ministério da Saúde.

O paciente é um cidadão do Bahrein que havia viajado para o Irã.

O Kuwait, por sua vez, relatou três casos de novo coronavírus entre pessoas que viajaram para o Irã, de acordo com a agência de notícias estatal Kuna.