Ofertas de ações crescem 21% neste início de ano; veja mais notícias

Felipe Moreira
Editor na EuQueroInvestir, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional.
1

A primeira janela de ofertas de ações iniciais (IPO, na sigla em inglês) e subsequentes (follow-ons) da B3 (B3SA3) encerrou com R$ 33,16 bilhões, montante 21% superior aos meses de janeiro e fevereiro de 2020, conforme reportagem do Estadão.

A cifra inclui as ofertas realizadas até a sexta-feira (12), que se iniciou tímido e, apesar da pandemia, surpreendeu positivamente todo o mercado.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Este começo de ano é comemorado também pela diversidade de companhias que chegam à B3. Com empresas que vão do setor de tecnologia, passando pelo agronegócio, energia, consumo e empresas com negócios verdes.

Na CVM estão agora 31 ofertas em análise, mas a expectativa é de que esse número cresça, à medida que o juro siga baixo e o País dê sinalizações positivas à questões como a vacinação, que têm efeito na economia, equilíbrio fiscal e reformas.

Endividamento do brasileiro bate recorde na pandemia

O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em novembro do ano passado, durante a pandemia de covid-19. Conforme dados do Banco Central (BC), as dívidas bancárias atingiram 51% da renda acumulada das famílias nos 12 meses anteriores. A notícia é do Estadão.

O recorde anterior foi registrado em outubro de 2020,represetando 49,81% dos rendimentos. A série histórica iniciou em 2015. Entram na conta todas as dívidas com bancos, incluindo as de financiamento imobiliário.

Empresas familiares brasileiras estão mais otimistas que as estrangeiras

Apesar das dificuldades da economia, as empresas familiares no Brasil estão otimistas com seus negócios, com 78% delas estimando crescimento das vendas para 2021. Já no exterior, somente 65% projetam expansão neste ano. Os dados são de pesquisa da consultoria PWC com 2.801 empresas familiares de 87 países. Essas firmas atuam nos setores de comércio, serviço e indústria. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro, conforme informou o Estadão.

Rio de Janeiro é a única capital a parar vacinação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 na cidade será paralisada amanhã por falta de doses. Ontem (15), pessoas de 84 receberam a primeira dose do imunizante e, hoje (16), será a vez de quem tem 83 anos. As informações são do jornal O Globo.

Atualização Covid-19 

O Brasil teve 528 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 239.773. Os novos casos positivados foram 32.197, de um total de 9.866.710 milhões.

Se você quer saber mais sobre investimentos, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.