O reconhecimento facial da empresa secreta que pode acabar com a privacidade

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: freepik

A Clearview AI é uma empresa secreta que pode acabar com a privacidade da forma como é conhecida. Segundo uma publicação no jornal Estadão, retirada do The New York Times, atualmente são usados por ela um  banco de dados de mais de três bilhões de imagens tiradas de Facebook, YouTube e milhões de outros sites.

A companhia projetou um aplicativo de reconhecimento facial aparentemente revolucionário. Em resumo, quando se tira a foto de uma pessoa usando a ferramenta, é possível ver fotos públicas da mesma, junto com links de locais onde as fotos aparecem.

O aplicativo, inclusive é usado por agentes das polícias estadual e federal dos Estados Unidos, para investigar casos furtos, fraudes, assassinatos e exploração sexual infantil. Segundo o The New York Times, mais de 600 agências fizeram uso do aplicativo em 2019.

De acordo com o jornal, o aplicativo usa como código uma linguagem de programação, para ser visto com óculos de realidade virtual com lentes aumentadas. Desta forma, os usuários conseguem potencialmente identificar cada pessoa que veem.

Em segredo

Todavia, como forma de aumentar a segurança, a Clearview também licenciou o aplicativo para várias empresas. E assim a companhia se mantém em segredo, para evitar debates sobre essa tecnologia inovadora.

Com a tecnologia, a Clearview mantém um grande catálogo, onde todas as fotos com vetores similares são separados por seções. O patrimônio da empresa é estimado em US$ 7 milhões de investidores, de acordo com Pitchbook, site que monitora investimentos em startups.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374