Conheça o Índice Dow Jones

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você aceitaria fazer uma breve viagem comigo pelo tempo? Caso sua resposta seja afirmativa, desde já agradeço e prometo que ela será cheia de descobertas. Bora então!. Vamos iniciar nossa viagem, partindo do século XV. Você sabe o que aconteceu de tão importante nesse século? Nesse período, durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, surgiu o capitalismo.

O que é o capitalismo?

Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro. De forma prática, o capitalismo tem como bases a propriedade privada e a acumulação de capital.

Qual o fator que fez surgir o capitalismo? 

O  capitalismo começou a surgir através da derrocada do sistema feudalista e do nascimento da burguesia.

O que é o sistema feudalista?

Um feudo, na verdade, era uma extensa propriedade rural, nela existia um castelo muito bem guardado, aldeias, terras, pastos, bosques, etc.

O que é a burguesia?  

A burguesia tem o seu inicio com a influência do comércio nas sociedades feudais.

Importante destacar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversos estágios, porém manteve uma característica única. Esteve sempre baseado no lucro.

Nessa nossa agradável viagem pelo tempo, vimos que as características do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de  capital. Além do que, uma característica marcante do capitalismo é a busca continua pelo lucro. Fiz essa introdução, para chegar no ponto central e que dá  título a essa matéria. Vou falar sobre um dos símbolos atuais do capitalismo, esse simbolo é icônico, centenário, referência econômica, etc.

O que significa Dow Jones?

Se você disse que Dow Jones significa um índice de ações do mercado americano, acertou em cheio. Esse índice, também conhecido como Dow Jones Industrial Average, reúne as 30 ações das maiores empresas industrias dos Estados Unidos.

Torna-se necessário um adendo, com o passar do tempo, a economia americana foi mais direcionada ao setor de consumo, com isso, o índice foi mudando sua composição, nesse momento, não está mais ligado diretamente ao setor industrial.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando o Índice Dow Jones foi criado?

O Índice foi criado em 1896, tendo 123 anos de existência e continua sendo uma referência para os mercados acionários de todo o mundo.

Quem criou o Índice Dow Jones?

O jornalista Charles Dow, junto com seu parceiro Edward Davis Jonis foram os criadores desse índice. Daí,o sobrenome de ambos, dar o nome ao índice.

Saiba o nome de algumas das megaempresas que fazem parte do DJIA-Dow Jones Industrial Average:  

IBM, GOODYEAR, GENERAL MOTORS, EXXON MOBIL, etc.

Com essa pequena amostragem, dá para se ter noção do tamanho e da representatividade desse índice.